Governo Federal pode ser impedido de editar artigos da Wikipédia

Governo-Federal-Wikipedia-Magic

Próximo do período eleitoral, a Wikipédia se prepara para uma enxurrada de edições tendenciosas nos artigos disponíveis no site. Nesta semana, a Folha de S. Paulo revelou que 11 computadores do Governo Federal foram usados para editar textos de maneira a favorecer os petistas, em detrimento da oposição. De acordo com Katherine Maher, diretora de comunicação da Fundação Wikimedia, gestora da Wikipédia, a plataforma está pronta para evitar que estas ações se propaguem, e assegura que sua equipe de editores independentes está apta a corrigir as informações necessárias.

Segundo a Folha, entre 2008 e 2014, representantes do governo editaram inúmeros artigos a partir dos IPs da Serpro – Serviço Federal de Processamentos de Dados – e da Presidência da República. O caso mais relevante aconteceu em dezembro de 2013, com um artigo sobre Alexandre Padilha, atual candidato ao governo de São Paulo pelo PT. O texto sofreu alterações para suprimir informações sobre suspeitas do envolvimento de Padilha no caso de corrupção da Funasa – Fundação Nacional da Saúde – e incluir elogios ao Programa Mais Médicos.

Sede-Serpro-Wikipedia-Magic

De acordo com a denúncia, os IPs relacionados ao governo também estavam envolvidos na edição de artigos sobre o Movimento Passe Livre, durante os protestos de rua liderados pelo movimento, e incluíram críticas ao político José Serra (PSDB), durante as eleições de 2010.

Em casos como estes, o exército de editores da Wikipédia identifica o conflito de interesses e edita os textos, garantindo que sejam inseridas as informações corretas. Quando há reincidência, a plataforma pode bloquear os IPs envolvidos, assim como o acesso dos usuários responsáveis pela manobra.

Segundo a revista Veja, casos como estes já foram registrados diversas vezes. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma faixa dos IPs da Câmara dos Deputados foi bloqueada por dez dias, depois que a plataforma identificou que os computadores daquela sede estavam vandalizando artigos.

Camara-Deputados-EUA-Wikipedia-Magic

Segundo Katherine, o site possui diversas regras para evitar o vandalismo, como a proibição de que figuras públicas editem artigos sobre si mesmas, mas reconhece que nem sempre as normas são respeitadas, o que, entretanto, frequentemente tem resultados desastrosos: “Historicamente, o tiro sempre sai pela culatra quando um parlamentar, uma empresa ou uma celebridade tenta melhorar a sua imagem na Wikipédia. Os editores reeditam o artigo e a imprensa publica reportagens sobre a manobra”, afirma.

Os internautas também estão atentos, e alguns programadores independentes criam robôs que monitoram as edições realizadas pelos IPs governamentais e as publicam em perfis no Twitter. Foi um destes bots que flagrou o governo russo editando um artigo sobre a queda do voo MH17, da Malaysian Airlines, colocando a culpa em “terroristas da autoproclamada República Popular de Donetsk”.

Exame-Russia-MH17-Wikipedia-Magic

O bot criado para monitorar as conexões das sedes do governo brasileiro está funcionando desde 28 de julho, e já publicou, no seu perfil @BRWikiedits, 85 alterações, entre artigos sobre futebol, autores brasileiros, vídeos games e sites de entretenimento.

Leia também: Marketing político nas redes sociais

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Governo Federal pode ser impedido de editar artigos da Wikipédia

  1. Pingback: Como criar um novo padrão de consumo na internet? - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *