Globo consegue primeiro domínio personalizado do Brasil

Globo consegue primeiro domínio personalizado do Brasil

A Globo Comunicações e Participações S.A. acaba de conquistar o primeiro domínio personalizado do Brasil. A partir de agora, todos os sites da empresa poderão utilizar com exclusividade o generic top-level domain (gTLD) “.globo” ao invés das tradicionais terminações “.com” e “.org”.

Como vantagem, a medida ajudará na identificação de páginas falsas na web. Segundo Rodrigo Azevedo, coordenador da área de Tecnologia da Informação, da Silveiro Advogados, os domínios personalizados são úteis principalmente na repressão a fraudes virtuais. “Usar um domínio superior com a marca da empresa pode ser útil na prevenção a esses crimes. Assim, tudo o que estivesse publicado abaixo de “marca X”, por exemplo, seria conteúdo oficial da “marca X” diferentemente de outros endereços no .com ou no .com.br”, explica ao portal Consultor Jurídico.

Em comunicado oficial, divulgado pelo site Código Fonte, a organização confirma o intuito de evitar essas fraudes. “Vamos produzir conteúdos específicos para o canal digital e adaptar a ampla gama de conteúdo para a internet. Desta forma, a Globo irá atestar a origem do conteúdo sob o .GLOBO, evitando cybersquat/cybersquatting e fraudes. O gerenciamento de domínio estará a cargo das Organizações Globo e particulares não terão a possibilidade de se registrar”.

Domínios personalizados no mundo

Apesar de ser o primeiro oficializado no Brasil, os domínios personalizados não são novidades no universo virtual. Desde março do ano passado, empresas do mundo inteiro podem solicitar o registro ao ICANN – órgão que regula a criação de endereços na Internet.

24 pedidos de domínio personalizado são da América Latina e Caribe

Segundo o Código Fonte, uma representante do próprio ICANN declarou que cerca de 250 domínios já foram oficializados desde outubro de 2013, incluindo os gLTD das cidades de Paris e Nova York. Nos próximos anos, a expectativa é de que 1.300 novas extensões surjam. Até o momento, 1.930 propostas foram enviadas ao órgão regulador, sendo que 24 pedidos são oriundos de empresas e entidades da América Latina e Caribe.

No Brasil, não é apenas a Globo que buscou um domínio personalizado. Entre as empresas que estão na fila pelo registro figuram a Natura, que briga pelo “.natura”, e a Telefônica/Vivo, pelo seu “.vivo”.

No entanto, para as organizações que desejam essa exclusividade, fica o aviso: o registro pode exigir um alto investimento. De acordo com informações do jornal Estadão, a Globo pagou ao ICANN U$ 185 mil dólares, aproximadamente R$ 408 mil, além de ter que desembolsar anualmente US$ 25 mil para manter o registro.  Trata-se de um valor que provavelmente impedirá que empresas de pequeno porte possam usufruir dessa inovação digital.

Segundo Bruno Capelas, em seu blog no Estadão, incluindo os gastos legais e de marketing,  o custo de um domínio personalizado pode facilmente atingir os US$ 2 milhões por ano, cerca de R$ 4,4 milhões. Contudo, esse tipo de gasto é para as empresas que desejam revender domínios, já que grande parte dos gTLDs são registrados com esse intuito.

E você? Acha que domínios personalizados são importantes para o universo empresarial? Conte-nos sua opinião.

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