A conexão da Internet e dos objetos que cuidam de você

A conexão da Internet e os objetos que cuidam de você

Devido à assustadora revolução causada pela era digital, cada vez mais têm sido fabricados produtos que nos conectem à rede. Segundo o TrendWatching, em 2005, existiam 2,5 bilhões de aparelhos conectados à internet, entre eles PC’s, smartphones e tablets. Por conta da baixa nos preços de chips eletrônicos, da adoção de armazenamento na nuvem que tem ficado mais comum e da geolocalização sendo mais precisa, a estimativa é de que, em 2020, tenhamos 20 bilhões de aparatos eletrônicos. Entretanto, a maioria deles não serão smartphones, tablets ou PC’s, e sim outros gadgets.

É uma revolução que tem acontecido para criação de produtos ligados à Internet e que cuidem de nós e da nossa família, monitorando nossa casa e até o nosso corpo.

Nest Labs e o termostato inteligente

Um desses aparelhos é o Termostato da Nest Labs. A empresa cofundada por Tony Fadell (designer do iPod) e Matt Rogers, ambos ex-engenheiros da Apple, e recentemente comprada pela Google por US$ 3.2 bilhões, criou um termostato inteligente.

A conexão da Internet aos objetos que cuidam

Ele é capaz de aprender os hábitos do cotidiano do morador e sabe até mesmo quando ele está fora de casa. O aparelho, baseado no mesmo sistema com sensores em forma circular do player de músicas da Apple, funciona através do wi-fi e ainda conta com um aplicativo para celular, o qual permite que você controle a temperatura de qualquer lugar, desde que haja uma conexão de Internet.

Aplicativo do termostato da Nest

A ideia para criação do aparelho surgiu quando Fadell estava procurando um termostato para a sua casa e não encontrava nada que o agradasse. Com somente uma roda lateral, o objeto cilíndrico permite que, apenas com dois dedos, você manuseie o equipamento. Na parte central do aparelho, uma tela sensível ao toque mostra a economia de energia e permite que você escolha funções como temperaturas mínima e máxima. Além disso, pelo aplicativo do produto, e por meio do acesso de um login no site, você consegue verificar o histórico do consumo de energia e a variação de temperatura durante o dia.

Como o produto adapta-se aos seus hábitos diários, a marca afirma que é possível economizar até 20% na conta de luz mensal, comparado a outros termostatos.

Confira o vídeo de como funciona o termostato:

Aura, o gadget que promete melhorar sua noite

Se você tem problemas na hora de dormir, o produto que promete revolucionar a sua noite é o Aura, da francesa Withings. O aparelho é um dos mais completos já lançados para o monitoramento do sono. Ligado diretamente ao seu smartphone por conexão sem fio, o Aura reconhece, através de uma pequena plataforma (colocada embaixo do colchão), micromovimentos da pessoa, batimentos cardíacos e até o ciclo de respiração. Vem também com uma base que emite luzes nas cores vermelha, laranja e azul e promete controlar a produção de melatonina (hormônio que regula o sono e o despertar), além de que toca sons que ajudam a ter um melhor sono e capta a temperatura do ar e o grau de poluição.

Aparelho Aura da Withings emitindo a luz

Todos os dados são enviados diretamente para o aplicativo de seu smartphone e é possível acompanhar a qualidade do seu relaxamento em todas as noites de sono, comparar com diferentes datas e observar o que precisa ser melhorado. Com todos esses dados, o aparelho consegue escolher o melhor horário para acordar o usuário, sem precisar que seja abruptamente.

Aura, da francesa Withings
Você pode conferir a novidade no vídeo a seguir:

 

O utensílio será colocado à venda entre abril e maio e custará aproximadamente US$ 299.

A rede de produtos que ajudará os usuários a ter mais informações sobre seu bem-estar só tende a aumentar. Há a possibilidade de começarem a aparecer dispositivos que possam receber upgrade com trocas de peças. A tendência tem ganhado destaque devido ao grande número de lixo eletrônico gerado nos últimos anos. Isso se deve ao fato de que, além do rápido avanço da tecnologia, aparelhos em que há defeito de apenas um componente normalmente são descartados sem levar em consideração o perfeito funcionamento das demais peças.

Pensando nisso, o holandês Dave Hakkens desenhou o Phonebloks (telefone em blocos, em tradução livre).

Phonebloks – personalize seu smartphone

Protótipo do Phonebloks

O conceito foi apresentado em um vídeo na Internet, em setembro de 2013, e ganhou atenção mundial rapidamente. Após o criador apresentá-lo para diversas empresas, a Motorola – que naquele momento ainda era da Google – ofereceu ajuda para o desenvolvimento do Projeto Ara, como ficou conhecido, antes de ser vendida para a Lenovo. Entretanto, o projeto ficou com o Google, o qual fará uso de seus próprios recursos para continuar a desenvolver a plataforma. Com a possibilidade de trocar partes que estragam, o smartphone ainda permitirá que você só atualize e customize o que mais usa – se o usuário tira muitas fotos, coloca-se uma lente melhor, caso precise de velocidade, basta trocar a memória, por exemplo. O produto já conta com protótipos e deverá sem lançado em breve.

Embora essa evolução esteja acontecendo com vários objetos, nem todos apareceram no mercado para atender às necessidades do público. Um desses casos são as geladeiras que permitem que você tuíte pela tela de LCD acoplada a ela, algo pouco útil (até então) e improvável de ser feito. Entretanto, o aperfeiçoamento desse tipo de produto deverá ocorrer para que ele não se torne obsoleto e possa facilitar a vida do usuário final.

Leia também: Preferência por internet ultrapassa televisão

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

4 Respostas para A conexão da Internet e dos objetos que cuidam de você

  1. Pingback: Microsoft irá apresentar o novo Windows no final do mês - Magic Blog

  2. Pingback: Smartphone do lado da cama? Nem pensar! - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *