Axis, o novo buscador do Yahoo!

Axis, o novo buscador do Yahoo

Yahoo! está lançando uma nova ferramenta de busca que é capaz de alterar os navegadores de outras empresas (Chrome, Firefox, Internet Explorer e Safari) para exibir resultados de pesquisa em um novo formato, com thumbnails.

Nomeado de Axis, o buscador tem versões para desktop e dispositivos móveis da Apple. Lançado na App Store, o Yahoo! também liberou plugins para navegadores no site oficial. Esses plugins, ao serem instalados, pedem permissão para acessar dados do usuário como histórico, atividade de guias e de navegação e a lista de aplicações, extensões e temas do navegador.

Ao pé da página é exibida uma barra em preto com uma caixa de texto do browser e outras funções. O Axis exibe resultados de pesquisa em miniaturas percorridas horizontalmente e oferece serviço de marcadores como “tendências de busca”, “favoritos” e “ler depois”.

Parece ser bem bacana, mas em menos de 24 horas de funcionamento foi descoberta por um blogueiro uma falha de segurança. Ele examinou o código de plugin para o Chrome e afirmou que a extensão do Axis possui um arquivo de certificação privado do Yahoo!. Se o acesso ao arquivo da empresa fosse descoberto por uma pessoa mal intencionada, ela poderia originar uma extensão falsa que poderia levar o Chrome a autenticá-la como sendo da Yahoo!.

O diretor de produto da companhia, Ethan Batraski, comentou o relatório de erro do blogueiro informando que tal descoberta fez com que o Yahoo! desativasse a extensão na loja on-line para evitar que o arquivo fosse copiado e utilizado de forma indevida, até que o erro fosse resolvido.

Axis, o novo buscador do Yahoo

A concorrência não fica para trás

Alguns buscadores também estão adotando um novo formato para que o usuário encontre informações sem precisar clicar página por página. A Microsoft, por exemplo, está testando uma mudança que organiza resultados de busca do Bing em três colunas, sendo uma delas dedicada a recomendações personalizadas baseadas nos contatos do Facebook, Twitter e outras redes sociais.

Já o Google reformou o seu buscador com um novo recurso de pesquisas chamado “Gráfico do Conhecimento”, que disponibiliza ao usuário respostas mais imediatas. As respostas destacam informações de um banco de dados com mais de 500 milhões de informações.

O Axis ainda tem desafios

O Axis tem como seu maior desafio superar o acordo com a Microsoft, quando seu setor de busca começou a exibir resultados do Bing. Atualmente, a Yahoo! conta com a tecnologia do Bing integrada ao Axis, parceria formada desde 2010 para atrair usuários do Google.

A Yahoo! tem como interesse resgatar a sua fatia de mercado, trazer mais tráfego aos seus sites e promete não exibir anúncios nos resultados de pesquisa do Axis, mas afirma que as thumbnails são ideais para comerciais de vídeo e marketing gráfico. O Axis é capaz de armazenar o histórico das pesquisas em seus servidores, assim, os usuários podem ter acesso em qualquer dispositivo compatível com o buscador.

Veja também: Facebook prepara buscador para competir com Google

Pin It

Uma resposta para Axis, o novo buscador do Yahoo!

  1. Pingback: Medium, a nova rede social - Você conhece? - Magic BlogMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *