Os artigos mais controversos da Wikipédia

artigos-controversos-wikipédia

Uma “enciclopédia que qualquer um pode editar”, a Wikipédia é um dos esforços coletivos mais extraordinários de que se tem notícia na história da internet ou mesmo da humanidade: ao todo já são mais de 22 milhões de artigos em 285 idiomas (a versão em inglês é a que tem mais artigos, somando mais de 4 milhões) sobre os mais diversos assuntos (especialmente biografias, arte, cultura, esportes, política, geografia, ciências e religião). Mas nem tudo são flores quando pessoas de opiniões muito diferentes trabalham em um mesmo assunto.

Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Hungria, liderada por Taha Yasseri, resolveu analisar dados da Wikipédia para saber quais são os artigos que geram mais controvérsia. A ideia era analisar, em dez idiomas (português não estava entre eles), o que Yasseri chama de “guerras de edição“, casos nos quais um mesmo artigo tem diversas pessoas alterando completamente (e quase instantaneamente) o que foi editado por outros usuários, em um ciclo aparentemente sem fim.

Para definir, então, quais seriam os artigos mais controversos, foi aplicada uma fórmula: a soma do peso de todos os pares de editores mutuamente revertidos (quando um editor desfaz completamente as alterações de outro e vice-versa), com exceção do par superior, multiplicado pelo total de editores envolvidos no artigo. A partir disso foi possível quantificar o “nível de controvérsia” de cada artigo e ranquear os 10 mais conflituosos na Wikipédia em inglês, que é a mais editada e acessada:

1. George W. Bush
2. Anarchism (Anarquismo)
3. Muhammad (Maomé)
4. List of WWE personnel (Plantel da WWE)
5. Global warming (Aquecimento global)
6. Circumcision (Circuncisão)
7. United States (Estados Unidos)
8. Jesus
9. Race and intelligence (Raça e inteligência)
10. Christianity (Cristianismo)

Indo além, os pesquisadores dividiram as línguas analisadas em “grupos culturais” (inglês, alemão, francês e espanhol; checo, húngaro e romeno; árabe, persa e hebraico) para verificar quais tópicos estariam presentes em todas as listas. Israel, Adolf HitlerHolocausto e artigos relacionados a Deus, grandes religiões e figuras religiosas são os que geram controvérsia em todas as culturas.

word-cloud-temas-controversos-wikipedia

Nuvem de palavras formada pelos mil artigos mais controversos da Wikipédia

O interessante é verificar que essa análise não é apenas sobre um site, mas sobre o comportamento e as opiniões da sociedade, o que torna esses dados relevantes mesmo fora do universo virtual.

A ideia da equipe de Yasseri agora é acompanhar continuamente as edições da Wikipédia, uma vez que tópicos controversos variam com o tempo.

Veja também: Inteligência coletiva na criação de produtos.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

2 Respostas para Os artigos mais controversos da Wikipédia

  1. Pingback: Governo Federal pode ser impedido de editar artigos da Wikipédia - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *