Alibaba, a gigante chinesa da internet

alibaba-a-gigante-chinesa-da-internet

Você conhece ou já ouviu falar do Alibaba? Se ainda não faz ideia do que se trata, pode ser que em breve ouça muito sobre esse grupo, que hoje é o maior conglomerado chinês de negócios virtuais, cujas empresas Taobao e Tmall, de e-commerce, superaram em 2012 a renda das gigantes e populares Amazon e eBay juntas.

O Alibaba foi fundado em 1999 por Jack Ma e desde então se tornou um dos nomes corporativos mais conhecidos da China. As expectativas do fundador são grandes e pretenciosas, já que conseguiu fazer da empresa um fenômeno na China em uma época em que os chineses mal sabiam o que era internet.

O presidente do grupo acredita que nos próximos cinco anos 30% das vendas varejistas chinesas serão feitas on-line. Os brasileiros ainda não estão familiarizados com o nome Alibaba, que desembarcou por aqui em 2010, porém, segundo os diretores da empresa o País tem potencial para ser um dos maiores mercados de e-commerce do mundo, e por isso é um dos alvos estratégicos da empresa: “pode demorar, mas os exemplos vão convencer os empresários brasileiros”.

O diferencial do Alibaba, que pode atrair ainda mais os brasileiros, é possuir venda entre empresas e não ser exclusivo apenas para consumidores. Dessa forma, podemos definir que ele vai além de um site para consumidores, é também uma espécie de comunidade que facilita a conexão entre empresários.

E vale destacar que um dos pontos que diferenciam o Alibaba da Amazon e do eBay é o fato de que o fabricante que vende produtos pelo site só recebe o dinheiro da compra quando o consumidor declara ao site que está satisfeito com o produto recebido.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Alibaba, acha que a grande chinesa pode mesmo desbancar outras grandes empresas de e-commerce? Acredita que o Brasil realmente tem potencial para para ser um dos maiores consumidores nesse mercado?

Veja também: MYO: o controle em forma de braçadeira.

Pin It

Uma resposta para Alibaba, a gigante chinesa da internet

  1. Pingback: eBay prepara operação no Brasil e lança aplicativo de moda | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *