Falha na segurança digital de Beto Richa

Na manhã da última sexta-feira (7), hackers invadiram a conta do Facebook e do Twitter de Beto Richa, governador do Paraná. O tweet enviado através da rede fazia críticas ao PSDB, partido de Richa:

Pouco tempo depois o próprio governador admitiu o fato e disse que sua equipe já estaria resolvendo o problema: 

Esse acontecimento levanta mais uma vez a questão sobre a segurança de dados e privacidade nos meios digitais. Ao longo do ano foram vistos vários casos como o de Carolina Dieckmann – que teve fotos nuas particulares divulgadas na internet – e, mais recentemente, a de K.V., uma adolescente que teve um vídeo com cenas fortes de sexo e fotos nuas divulgadas nas redes sociais.

Para evitar problemas como esses algumas atitudes podem ser tomadas para dificultar o acesso às informações particulares. Evitar conectar em qualquer rede Wi-Fi e até proteger o HD com senhas são pontos ressaltados por Antonio Borba, diretor executivo da Magic Web Design, em matéria feita pelo programa SBT Paraná, da Rede Massa, em maio deste ano.

“A pessoa, toda vez que chega a um hotspot livre, quer conectar na rede wireless, pois é mais rápida que a 3G. Nessa de conectar em uma rede aberta, ela deve lembrar que toda informação trafegada nessa rede pode ser vista por terceiros”, afirma o especialista em segurança digital.

Atitudes como sempre clicar nos botões “Logout” ou “Sair” de qualquer site que exija login, manter o navegador e o antivírus atualizados e trocar as senhas periodicamente devem ser constantes nas vidas de pessoas que estão sempre conectadas.

Ficar atento ao que está baixando, verificando ao término do download se o arquivo apresenta uma extensão extra diferente (exemplo.mp3.exe) ou um tamanho incompatível com o tipo de arquivo, pois muitos hackers utilizam-se desse meio para infiltrar vírus nos computadores dos internautas.

Além de seguir todas as dicas, é muito importante manter o bom-senso no uso da internet. Verificar sempre se o site é seguro e confiável antes de inserir dados como identidade ou número de contas bancárias em cadastros. Ter cuidado ao fazer compras em e-commerce, não acessar sites duvidosos que abram muitas pop-ups ou que o endereço (URL) seja diferente do nome que o mesmo apresenta.

É muito importante que esse tipo de atitude seja frequente na vida on-line, assim é possível manter sua segurança e evitar cair em golpes e ter dados sigilosos e/ou particulares expostos.

Veja também: Você sabe como proteger suas transmissões de dados?

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *