Facebook Home, a nova cara da rede social nos smartphones

facebook-home-smartphones

Muita expectativa foi criada em torno do Facebook Home antes de seu anúncio oficial, que aconteceu na tarde do dia 4 de abril; seria o maior passo dado pela empresa até hoje no mundo dos smartphones. Não se trata, porém, de um aparelho ou sistema operacional – nem de apenas um aplicativo comum. O anúncio foi feito pelo próprio fundador da rede, Mark Zuckerberg, e ocorreu durante um evento especial na Califórnia (Estados Unidos), transmitido ao vivo pela internet.

A ideia do Facebook Home é integrar a rede social às principais atividades de smartphones Android, permitindo a personalização da página inicial (“home”) dos celulares através de uma nova lógica que coloca a interação social em destaque e os aplicativos em segundo plano. O novo produto reunirá as atualizações do usuário na tela inicial do telefone, como comentários em postagens, atualizações e mensagens (as mensagens do chat do Facebook serão integradas a outras atividades do telefone e não ficarão em segundo plano). De acordo com Zuckerberg, o sistema operacional Android foi escolhido por ser aberto e maleável para programação.

facebook-home

A partir de 12 de abril o Facebook Home poderá ser baixado na loja de aplicativos do Google Play, mas quem já usa o aplicativo da rede através de qualquer smartphone compatível vai receber uma mensagem sugerindo a atualização. Infelizmente, são poucos os modelos compatíveis inicialmente: HTC One X, One X+, Samsung Galaxy S III, Galaxy Note II e, no futuro, HTC One e Galaxy S4 (considerando que os celulares da HTC não são vendidos no Brasil, estamos, pelo menos por hora, limitados aos modelos da Samsung).

htc-first

Outro anúncio feito foi o do primeiro aparelho que terá o aplicativo da rede social nativo: o HTC First, que será vendido pela operadora norte-americana AT&T também a partir do dia 12 por US$ 99. O smartphone tem tela LCD de 4.3 polegadas com resolução de 720p, é equipado com um processador dual-core Snapdragon S4, câmera traseira de 5 megapixels, câmera frontal de 1,6 megapixel, 1 GB de memória RAM e 4G. O sistema operacional é o Android 4.1.2.

Veja também: Facebook Report: quem é você na internet?

Pin It

3 Respostas para Facebook Home, a nova cara da rede social nos smartphones

  1. Pingback: Facebook: quanto vale um "like"? | Magic Blog

  2. Pingback: Facebook testa "trending topics" para priorizar informações rápidas | Magic Blog

  3. Pingback: Aniversário do Twitter: Brasil está no Top 5 dos mais ativos na rede | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *