Por que um brand book é importante?

 

Por que um brand book é importante?

Um manual de marca, também chamado de “manual de identidade visual”, funciona como um guia para a correta utilização de um logotipo. Ele é um forte aliado em defesa da marca, auxiliando o designer na aplicação qualificada desta em diferentes materiais, e serve também como um guia de segurança para a empresa ao se expor em mídias online ou offline.

O manual da marca concentra informações sobre ela e indica concepção, padrões de cores, tipologia utilizada, linhas gráficas, guias de aplicações, entre outros.

Com o passar dos anos, os manuais de identidade visual começaram a ficar cada vez mais completos, envolvendo informações técnicas e até históricas que referenciam o conceito e criação da marca, para garantir a sua perfeita e segura aplicação. Com isso, se tornaram verdadeiros brand books.

Com o passar dos anos, os manuais de identidade visual começaram a ficar cada vez mais completos

Mas antes de explicar no que consiste um brand book, vale destacar a importância de construir uma personalidade de marca, ou seja, a maneira como as pessoas a identificam. Isto é papel do branding, um conjunto de ações que tem por objetivo definir uma identidade, atribuindo valores e emoções de modo que a marca se consolide no mercado, deixando-a mais próxima dos clientes.

Ao agregar valores que mexem com as opiniões do público, o branding faz com que o consumidor tenha motivos pessoais para adquirir um produto ou serviço, e não considere apenas o preço, por exemplo. O branding procura torná-los parte importante da vida das pessoas.

O brand book é o material completo que registra a essência da marca e a descreve enquanto persona

O brand book é o material completo que registra a essência da marca e a descreve enquanto persona. Ele pode conter o manual de identidade visual em suas páginas, mas deve ir além, apresentando a origem e a personalidade da marca. Como explica Emerson Beck, Gerente de Projetos da Magic Web Design, o brand book explica os motivos que permeiam sua criação, as inspirações e o conceito: “Ele assegura o nascimento de uma identidade definida, formatada e pronta para ser aplicada no mercado com segurança”.

Na opinião de Emerson, a importância de desenvolver um brand book é enorme para as empresas que desejam perpetuar a marca. O material garante que todos aqueles que trabalham com ela a percebam da mesma forma, ajudando a alinhar a sua personalidade.

A Magic Web Design atua neste segmento com excelência há mais de duas décadas. Nesta trajetória, além de auxiliar estrategicamente empresas que desejam ser vistas pela primeira vez no mercado, foi responsável pelo reposicionamento estratégico de marca de centenas de organizações brasileiras. Através de um planejamento objetivo e personalizado, conseguimos construir a essência da sua marca e refletir seu posicionamento por meio de uma persona. Entre em contato e solicite um orçamento de branding.

Veja também: A importância do branding

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *