Apple está investindo em integração de serviços com carros

apple-integracao-carros

No ano passado, durante o tão comentado julgamento envolvendo a disputa de patentes com a Samsung, o vice-presidente de marketing da Apple, Phil Spencer, revelou que um dos projetos nos quais Steve Jobs vinha pensando antes de falecer (em outubro de 2011) era o de um carro. E, embora a ideia de um “iCar” seja vista como inviável e não tenha força entre os executivos da empresa, parece que o futuro da marca da maçã realmente terá automóveis em uma posição de destaque.

Para os mais atentos, já há algum tempo é possível perceber que a Apple está investindo em integrar seu Siri (software, disponível nos iPhones 4S e 5, capaz de interpretar comandos falados para realizar tarefas e responder a perguntas) aos sistemas de reconhecimento de voz presentes em veículos com o recurso chamado “Eyes Free” (já presente em modelos da Chevrolet/General Motors e em parte dos futuros lançamentos de Honda, BMW e Hyundai). Levando em consideração que isso acontece ao mesmo tempo em que montadoras também procuram fazer que aplicativos para iOS funcionem nos novos carros, fica fácil perceber que a Apple tem a indústria automotiva em seus planos, ainda que não na forma de um carro da marca.

Isso coloca a empresa de Steve Jobs em rota de colisão com seus dois grandes concorrentes que já perceberam essa tendência há algum tempo: Microsoft, que desde 2007 tem diversas parcerias com montadoras como Ford e Kia; e Google, que está há anos trabalhando em um carro que dirige sozinho e colocou produtos da marca (Google Maps, Google Street View e Google Earth) integrados a sistemas de navegação da Audi e da Mercedes.

Para competir em igualdade, porém, será necessário que a Apple mude de postura e passe a aceitar que outras empresas ditem as regras  pelo menos às vezes. Especialmente porque, aparentemente, as ambições da companhia no meio automotivo vão ainda mais longe, o que faz todo sentido. No site da Apple (mais especificamente na sessão “Job Opportunities”), por exemplo, há uma vaga de emprego para “iOS Car Services” (serviços iOS para carros), e especula-se que os recursos do AirPlay, que faz o streaming de músicas e vídeos entre aparelhos da empresa, devem chegar a veículos em breve.

Veja também: Novo iPhone 5S deve chegar em breve e com diversos modelos.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Apple está investindo em integração de serviços com carros

  1. Pingback: iOS 7: Apple anuncia novidades do sistema | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *