Você sabe o que é Link Building?

Link Building

O desejo de todo mundo que tem um site ou um blog é que ele esteja na primeira página de buscas no Google, de preferência na primeira posição. Para isso, existem estratégias que ajudam a melhorar o posicionamento que, como já tratado aqui no Magic Blog, são chamadas de SEO (Search Engine Optimization). Dentro dessas estratégias, há uma que é muito importante: o Link Building.

O Link Building nada mais é do que a arte de conseguir links para um site com o objetivo de melhorar seu rankeamento nos mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo. Para quem não sabe, a quantidade de links que aponta para o seu site influencia diretamente o desempenho nos resultados de busca.

Como faz Link Building?

Bom, uma das formas mais fáceis é cadastrar o site em diretórios, fóruns, agregadores, sites de social bookmark, dentre outros. Mas vale lembrar que cada site tem um peso diferente, uns são mais relevantes do que outros, por isso cada link terá qualidade e força diferentes. Também é muito importante para o posicionamento de uma página a linkagem interna. Se for o caso de um blog, vale linkar entre si os posts com assuntos semelhantes.

Para conseguir links de qualidade, muitas vezes será necessário entrar em contato com o blogueiro ou proprietário do site para pedir que façam links que apontem para você. De preferência, que sejam sites que falam do mesmo assunto do seu, mas que não passam as mesmas informações que você, assim a sua página irá complementar o conteúdo desse site.

Mas atenção! Para fazer isso, não seja chato pedindo explicitamente que esses sites usem links que levem à sua página. A melhor abordagem é deixar comentários inteligentes, em blogs, por exemplo, para que você seja visto e isso acabe rendendo links. No caso de empresas, é adequado enviar um e-mail formalizando seu interesse.

Mas os melhores links são aqueles que são feitos naturalmente, através do link bait, que é a isca do seu site para conseguir links. Essa estratégia nada mais é do que você oferecer aos usuários conteúdo atrativo e inovador que gere repercussão na internet e faça com que as pessoas linkem para o seu site naturalmente. Essas iscas podem surgir de forma espontânea ou intencional.

Antes de começar a fazer Link Building, primeiro é preciso analisar o seu site para definir as palavras-chave a serem trabalhadas. É importante levar em consideração os termos que mais levam visitas para o seu site, ver em que posição estão nos mecanismos de busca, ver o volume de pesquisa mensal de cada palavra e analisar a concorrência para que o trabalho seja bem focado e traga resultados mais eficazes.

Outra coisa: a ideia do Link Building é promover todo o site, e não apenas uma página dele. Dessa forma, novos links vão surgindo pela página. Atente também para que não aconteça de aparecer sempre o mesmo anchor text (texto do link) para uma determinada página e as mesmas palavras ao redor do link, pois o Google vê isso como uma forma de burlar os robôs e pode punir o seu site.

Veja também: Magic também no Google+

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *