UFC 148: Anderson Silva vs. Chael Sonnen – A repercussão da “luta do século” nas redes sociais

anderson-silva-chael-sonnen

Durante a transmissão “como sempre atrasada” da Rede Globo, Galvão Bueno chamou o embate entre Anderson Silva e Chael Sonnen, pelo cinturão dos médios no UFC 148, de “a luta do século“. Verdade para alguns, exagero para outros, mas a verdade incontestável é que a luta que aconteceu no último final de semana gerou muita repercussão, tanto off-line quanto, principalmente, on-line.

Se o buzz relacionado ao evento pôde ser ouvido ao redor do planeta, é claro que nos países de origem dos dois lutadores de MMA o barulho foi muito maior. Em especial no Brasil, onde a luta ganhou um ar patriótico, principalmente devido às declarações polêmicas de Sonnen. Isso, claro, motivou internautas a bombarem sites, blogs e redes sociais em apoio ao brasileiro nos dias que antecederam o confronto.

Segundo o Google, no dia do combate as buscas por “Anderson Silva” e “Sonnen” foram as maiores em todos os tempos, com um aumento de quase quatro vezes em relação às buscas do dia anterior. O termo “UFC” também apresentou um dos maiores volumes de busca de sua história durante os últimos 30 dias, equiparando-se ao UFC 100, evento especial que aconteceu em julho de 2009 e contou com não uma, mas duas disputas de título, além de um confronto entre os técnicos de uma temporada do reality show The Ultimate Fighter – TUF.

anderson-silva-chael-sonnen

No sábado, o termo “UFC” foi o mais buscado no Google, com mais de 1 milhão de buscas só nos Estados Unidos.

anderson-silva-chael-sonnen

No Twitter a luta também gerou repercussão. O termo “Anderson Silva” ficou em sétimo lugar no Trending Topics mundiais durante o final de semana e é atualmente o quinto termo que mais apareceu em tweets durante o mês de julho. Nos TT’s brasileiros, #GoSpider (apelido de Anderson) e #UFC148 foram destaque no sábado e #ChupaSonnen e #Globofail (sobre a transmissão, supostamente ao vivo, ter começado após o fim da luta) apareceram no topo no domingo.

anderson-silva-chael-sonnen

No Facebook, por sua vez, postagens relacionadas ao evento representaram garantia de muita interação por parte dos usuários, em especial após a vitória de Silva, como pode ser verificado nas imagens a seguir:

anderson-silva-chael-sonnen

 

anderson-silva-chael-sonnen

 

anderson-silva-chael-sonnen

O fato é que, luta do século ou não, o confronto que muitos brasileiros acompanharam na madrugada entre os dias 7 e 8 de julho foi muito além do que se podia ver dentro do octógono. Enquanto Anderson e Sonnen se batiam e o público comentava o assunto na internet, o grande vencedor era o UFC, marca que, sob o comando do empresário Dana White, soube, mais uma vez, aproveitar as mídias (novas e tradicionais) a seu favor e se manter entre os maiores eventos esportivos da atualidade.

Veja também: Jennifer Maia e Edicarlos Monstro no octógono do Kumite MMA Combate

Pin It

Uma resposta para UFC 148: Anderson Silva vs. Chael Sonnen – A repercussão da “luta do século” nas redes sociais

  1. Pingback: Corinthians: repercussão do mundial nas redes sociais - Magic BlogMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *