Tire todas as suas dúvidas sobre e-mail marketing

As vantagens do e-mail marketing

Dentre as várias formas utilizadas pelas empresas para se comunicar com seus clientes e ampliar sua participação no mercado, uma que sempre mereceu destaque é o e-mail marketing, que conta com uma série de vantagens para melhorar o relacionamento do público com a marca.

Para você conhecer mais sobre essa forma de comunicação, o Magic Blog traz hoje dicas e esclarecimentos sobre a prática, que já é utilizada por muitos empreendedores. Se você acredita que um relacionamento direto e próximo com o cliente é a chave do sucesso de uma marca, o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para o seu negócio.

O que é e-mail marketing?
E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto.

Como montar um e-mail marketing?
Algumas especificações são importantes na hora de montar um e-mail marketing. A primeira delas diz respeito ao tamanho: o ideal é que ele não ultrapasse 50kb, entre imagens e texto, ficando entre 450px a 550px. Além disso, a comunicação deve conter URLs pequenas e intuitivas; e quanto menor a quantidade de links, melhor.

Outra dica importante é a não inclusão de formulários a serem preenchidos. Em casos assim, é melhor redirecionar o público para o seu site.

Como montar um bom catálogo de e-mails?
Para que o e-mail marketing funcione de forma efetiva, é necessário que a lista de destinatários da mensagem seja opt-in, ou seja, composta por aqueles que solicitaram o recebimento da correspondência. A compra ou aluguel de listas de endereço são considerados ilegais, portanto toda atenção nesse momento.

A melhor estratégia, então, é utilizar o site da empresa para convidar os visitantes a realizarem o cadastro e assim receberem as notícias e informações do e-mail marketing. As redes sociais também podem ser usadas para esse fim, sempre divulgando um conteúdo relevante e oferecendo aos leitores a opção de continuar recebendo informações com o uso da ferramenta.

Leia também: Novas Mídias – Comprometa-se ou morra!

Como medir o ROI?
Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing é uma mídia que necessita de investimentos para obter o retorno desejado. Calcular o retorno sobre o investimento que está sendo feito no e-mail marketing é simples: basta dividir o valor total das conversões (menos o valor total investido) pelo valor total de investimento, e multiplicar por 100.

Como calcular o ROI

Como aumentar o retorno?
É possível fazer campanhas de e-mail marketing com retorno de até 10%, mas para isso algumas medidas são muito importantes. Entre elas, destaca-se a necessidade de possuir um mailing próprio, traçar uma estratégia criativa e direcionar a mensagem o máximo que for possível ao público-alvo definido. Além disso, testes de acompanhamento deverão ser constantemente aplicados, de forma a medir o resultado das ações e prever dificuldades.

Qual a diferença de e-mail marketing e newsletter?
A newsletter é uma ação de comunicação que envia ao destinatário conteúdos variados e úteis sobre determinado assunto, além de promoções. Seu envio poderá ser feito através do e-mail marketing, o que pode ser uma estratégia bastante positiva para criar vínculo com os clientes, sendo também uma boa opção de venda.

Qual a diferença entre e-mail marketing e SPAM?
A principal diferença entre e-mail marketing e spam é a permissão do destinatário para receber a mensagem. No primeiro caso, a empresa tem o cadastro do cliente e sua autorização para o envio da comunicação, ao contrário do spam, em que são enviadas diversas mensagens para usuários que muitas vezes não estão interessados no assunto.

Então, como não fazer SPAM?
Além de contar com listas de destino com endereços opt-in, a mensagem de e-mail marketing deverá conter assuntos realmente relevantes para o leitor. É necessário também que o e-mail marketing ofereça vantagens para os destinatários e, principalmente, ofereça a possibilidade de quando ele quiser sair da lista, isso seja feito com facilidade.

Agora que você já conhece alguns dos benefícios que o e-mail marketing pode trazer para sua empresa, é hora de experimentar a ferramenta. Porém, o Magic Blog alerta mais uma vez para o a necessidade de não confundir a prática com o envio de spam que, ao invés de conquistar mais clientes para sua marca, fará com que eles desejem nunca a ter conhecido!

Leia também: Google faz inovações no YouTube

Pin It

5 Respostas para Tire todas as suas dúvidas sobre e-mail marketing

  1. Pingback: QR Code e um mundo de possibilidades - Magic Blog | Magic Blog

  2. Pingback: Ataques internos estão tirando o sono das empresas - Magic Blog | Magic Blog

  3. Pingback: comScore mostra que usuários não baixam aplicativos regularmente - Magic Blog

  4. Pingback: WhatsApp pode banir você! - Magic Blog - Magic Blog

  5. Pingback: E-mail marketing apresenta a melhor taxa de conversão em vendas para sites de e-commerce no Brasil - Magic Blog – O Universo do Marketing Digital e da Tecnologia está aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *