Windows Phone vale a pena?

windows-phone

Windows Phone é um sistema operacional móvel desenvolvido pela Microsoft e sucessor da plataforma Windows Mobile. Muitos usuários do iPhone, que possui sistema operacional iOS, ou de celulares com sistema Android frequentemente sentem-se seduzidos a adquirir aparelhos com WP. Porém, nem sempre é fácil ou vale a pena trocar de plataforma móvel.

Para entender a viabilidade da troca é preciso analisar e comparar diversos aspectos que envolvem os sistemas operacionais, tais como: tela inicial, customização, aplicativos disponíveis e segurança. Para isso, nos baseamos nas opiniões de dois sites especializados em tecnologia: Techtudo e Canaltech.

Customização da tela inicial

tela inicial do WP é customizável e composta por ícones coloridos e grandes, chamados Live Tiles, sendo que no caso de aplicativos de game ou de mensagem o ícone exibe informações adicionais, o que torna a aparência do smartphone diversificada. A grande vantagem dos Live Tiles é a possibilidade de visualizar notificações e outras informações sem ser necessário interagir com a tela, além de ser possível mudar o tamanho e a cor delas sem grandes problemas.

No caso do iOS o sistema operacional permite adicionar ou excluir aplicativos, criar pastas para agrupar aplicativos específicos, customizar a imagem de fundo e possui o mesmo design desde 2007, quando o primeiro iPhone foi lançado. Já o Android possui uma tela home separada de outra idêntica à tela inicial do iOS, na qual ficam os aplicativos; o usuário tem a possibilidade de customizar quais widgets ficarão aparentes, a imagem do fundo e os aplicativos que ficarão em uma posição privilegiada. No entanto, as configurações são mais difíceis de serem organizadas no Android em comparação com o WP.

Velocidade

Com relação à velocidade, o Windows Phone 8, versão mais recente da plataforma, possui quase todos os recursos acelerados por hardware, o que resulta em poucos casos de travamento e alta velocidade na execução dos aplicativos. Já os aparelhos com iOS são capazes de rodar aplicativos com boa velocidade, embora a capacidade multitarefa não seja das melhores. Enquanto isso, a versão mais recente do Android recebeu melhora significativa em relação à anterior, rodando 60 frames por segundo sem esgasgos.

Sendo assim, nesse quesito, palmas para o Windows Phone, pois ele representa a versão mais veloz.

Aplicativos

O Windows Phone 8 conta apenas 120 mil aplicativos disponíveis na loja virtual, muito pouco comparado ao concorrente iOS, que no iTunes possui mais de 700 mil aplicativos, o que é praticamente o mesmo número disponível no Google Play, loja virtual de aplicativos para Android.

Nisso Windows Phone ainda deixa muito a desejar, pois os concorrentes contam com praticamente seis vezes mais aplicativos. Além da quantidade reduzida, alguns aplicativos considerados ideais pelos usuários ainda não estão disponíveis para WP, como o Instagram.

Segurança

O Windows Phone é mais seguro em comparação com o Android, se analisado o número de vírus destinados às plataformas, um sistema mais vulnerável devido ao grande portfólio de aparelhos, porém, a vantagem do sistema é que possui o código aberto, possibilitando que desenvolvedores criem novos mecanismos de proteção quando necessário. Já o iOS, por ser um sistema proprietário, constantemente é atualizado e ganha novos mecanismos de proteção.

Sendo assim, se a intenção é trocar o Android pelo WP por questões de segurança, talvez não valha a pena, e sem dúvida o iOS é o mais seguro.

Através do comparativo com as opiniões dos dois sites, fica fácil perceber que não há um sistema operacional móvel líder absoluto em vantagens, e cada um se ajusta a necessidades específicas. Os aparelhos com WP são voltados para usuários cansados da interface e usabilidade do iOS e do Android, mas que não fazem questão de uma grande variedade de aplicativos. Além disso, pode ser considerado um sistema customizável, estável e com segurança razoável, presente em diversos smartphones top de linha da Nokia.

Veja também: Conheça os aparelhos compatíveis com a 4G e disponíveis no Brasil.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para Windows Phone vale a pena?

  1. Pingback: Teckler: a rede social brasileira que remunera o usuário | Magic Blog

  2. Pingback: LinkedIn cresce no Brasil e traz novidades para o mundo | Magic Blog

  3. Pingback: Microsoft irá apresentar o novo Windows no final do mês - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *