Utilidade pública: aplicativo Aqui Alaga?

Utilidade pública: aplicativo Aqui Alaga?

Quem mora em São Paulo já fica atento quando as primeiras gotas de chuva começam a cair. Além do trânsito caótico, as tempestades costumam provocar alagamentos pela capital inteira, e em poucos minutos, podem transformar pedestres em vítimas. A situação foi vivenciada novamente há apenas uma semana.

Sabendo destes alagamentos frequentes e do perigo que corre a população, a Prefeitura de São Paulo decidiu investir em uma maneira de alertar os cidadãos. Para isso, apoiou o desenvolvimento do aplicativo Aqui Alaga?, concebido pela agência Ornitorrinko durante a 1ª Hackatona da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Divulgação aplicativo

A ferramenta é uma maneira prática e criativa de conhecer os pontos com maior possibilidade de enchente. Ela mapeia lugares que costumam alagar e mostra, em tempo real, quais são as regiões afetadas pela chuva. Não importa se você esteja de carro, bicicleta ou ônibus, o aplicativo mostra as regiões onde não se deve transitar de jeito nenhum.

Como funciona?

Disponível para Android e iOS, o Aqui Alaga? pode ser baixado gratuitamente. Quando abrir o programa, lembre-se de ativar a internet e o GPS do seu smartphone.

A interface é limpa e não há muitas funções disponíveis. Se você já conhece o Waze, por exemplo, notará uma pequena semelhança na usabilidade da ferramenta. Segundo o site TechTudo, o app trabalha principalmente com a interação entre os usuários: “Ao acessar um bairro, é possível saber se alguém já reclamou de alagamento por ali, assim dá para deixar o local rapidamente. Além disso, serviços oficiais da prefeitura também avisam sobre temporais”.

Testamos!

Mesmo com a nossa equipe distante da sede da Magic em São Paulo, não deixamos de testar a ferramenta. Na tela de entrada, é possível ver o mapa, o endereço atual e a quantidade de ocorrências, tanto oficiais quanto de usuários.

Interface

No ícone de sino, no canto superior esquerdo, o aplicativo mostra a situação das principais regiões paulistanas, como Marginal Tietê, Marginal Pinheiros e Butantã. No momento da pesquisa, estava tudo tranquilo na maior cidade brasileira, conforme você observa abaixo.

Interface

Você também pode fazer um alerta para os outros usuários. É só clicar no ícone da bandeirinha e selecionar a opção “Sim”. Porém, utilize a ferramenta com responsabilidade!

Interface

Para quem pretende visitar São Paulo em época de chuva ou quer estacionar o carro sem o perigo de ser levado pela correnteza, essa é uma ferramenta essencial. Baixe agora para iOS e Android, e conte pra gente o que achou através dos comentários!

Leia também: Aplicativos e startups: a revolução no mercado de trabalho

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Utilidade pública: aplicativo Aqui Alaga?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *