TED desembarca em outubro no RJ

TED-RJ-2014-Magic

O TED – Technology, Entertainment and Design – é uma das organizações mais badaladas da atualidade. Com a proposta de propagar novas ideias, a instituição reúne anualmente líderes e profissionais de diversas áreas focados em algo não tão simples: mudar o mundo.

Este ano, a TED Global, conferência mundial de ideias, irá desembarcar no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de outubro, e promete reunir líderes de diversas empresas de inovação, exatamente um dia após o primeiro turno das eleições.

O curador do evento, Chris Anderson, se diz animado para vir à América do Sul, e afirma que, apesar do TED Global ser sediado no Brasil, os debates serão voltados a todo o Hemisfério Sul. Em entrevista à revista Veja, Anderson afirmou que a escolha do país para a primeira conferência fora de casa – geralmente o TED Global é realizado na América do Norte ou Reino Unido – foi motivado pela nova postura que o governo e os brasileiros vem apresentando: “O país chama a atenção do mundo por passar a sensação de que está, finalmente, assumindo a estatura global condizente com suas potencialidades”.

Chris-Anderson-TED-Magic

Palestrantes

Durante a conferência acontecerão entre 20 e 30 palestras diárias, com duração de cinco a 20 minutos. Serão pesquisadores e profissionais criativos que têm como principal objetivo mostrar como suas pesquisas e projetos poderão mudar a realidade de comunidades ou empresas. Até agora, o TED Global Rio de Janeiro já conta com 40 nomes confirmados. Conheça um pouco mais sobre os talentos brasileiros que participarão do debate:

Tasso Azevedo

Tasso-Azevedo-Magic

Engenheiro florestal, empreendedor socioambiental, curador do Blog do Clima – Planeta Sustentável e ganhador da primeira edição do Bright Award – prêmio que reconhece profissionais que contribuem significativamente para a preservação ambiental no mundo, promovido pela Universidade de Stanford, nos EUA.

Rodrigo Baggio

Rodrigo-Baggio-Magic

Fundador do CDI – Comitê para Democratização da Informática, ONG que utiliza tecnologias da informação e da comunicação para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda. Desde sua fundação, em 1995, a instituição já influenciou a vida de mais de 1,58 milhão de pessoas, e atualmente está presente em 10 países, através de 715 espaços de inclusão digital.

Vik Muniz

Vik-Muniz-Magic

Vicente José de Oliveira Muniz é um artista plástico filho de pernambucanos que ficou conhecido por usar lixo e ingredientes como açúcar e chocolate em suas obras. Entre seus trabalhos inusitados está uma reprodução da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, usando manteiga de amendoim e geleia.

Tashka Yawanawa

Tashka-Yawanawa-Magic

Líder do grupo indígena Yawanawá, que habita a área do Rio Gregório no município de Tarauacá, no oeste do Estado do Acre. Morou durante quatro anos nos Estados Unidos, quando pode aprender inglês, computação e cinema, e hoje é o líder político da etnia no Brasil.

Inscrições

Anualmente o TED recebe milhares de inscrições, mas poucos poderão presenciar as palestras. Todos os interessados são avaliados pela influência que possuem na sua área de atuação e como poderão propagar as ideias debatidas durante o evento nas suas empresas e comunidades.

De acordo com a revista Superinteressante, para participar do processo, é necessário acessar o site do evento e preencher uma longa ficha de inscrição com as mais variadas perguntas, como: “o que lhe dá paixão?” e “quais são suas maiores conquistas?”. Depois disso, todas as fichas são avaliadas pela equipe do TED em Nova Iorque.

Segundo a organização do evento não há prazo fixo para tentar concorrer a uma vaga, mas é preciso se apressar. Além de concorrido, o valor da inscrição é salgado. Elas estão divididas em duas categorias:

Standard

  • Participar das palestras
  • Acesso à rede on-line do evento
  • Arquivo com os vídeos da Conferência

Valor: US$ 6.000


Donor

  • Participar das palestras
  • Acesso à rede on-line do evento
  • Arquivo com os vídeos da Conferência
  • Convites para eventos especiais
  • Reserva de cadeira durante as palestras
  • Reconhecimento no programa

Valor: US$ 12.000

Acesse o site do TED e complete sua 

ficha de inscrição

.

O que é o TED

Fundada em 1998, a instituição sempre teve como principal objetivo propagar novas ideias, mas o formato inicial unia somente os líderes de algumas empresas de design e tecnologia do Vale do Silício.

Apenas em 2001, quando o modelo foi adquirido por Chris Anderson, foi que as ideias começaram a se propagar de forma mais efetiva. O empresário remodelou a estrutura do evento e passou a chamar grandes nomes do mercado de inovação, como Bill Gates, fundador do Microsoft, e alguns participantes curiosos, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Anderson também passou divulgar as palestras em um canal no Youtube. Deu tão certo que diariamente mais de três milhões de internautas assistem aos vídeos. Com isso, sem cobrar nada, diversos inovadores saíram do anonimato. Segundo Anderson, são mais de 1.600 palestras, que já foram vistas 1,9 milhão de vezes.

Hoje, o TED conta com diversos eventos anuais, como o TED Conference, que reúne 70 palestrantes de diversas áreas todos os anos, e o TED Active, debate online simultâneo ao TED Conference, além de eventos especiais que a instituição promove ao redor do mundo com a ajuda de parceiros.

Leia também: Intel anuncia centro de inovação no Rio de Janeiro

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *