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Tecnologia a favor do e-commerce

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O uso da tecnologia a favor de uma experiência de compra mais completa está cada dia melhor. Assim o e-commerce é diretamente estimulado, já que cada vez menos as pessoas recorrem às lojas físicas para conhecer produtos e experimentá-los. Por isso, mais e mais aplicativos e sistemas são desenvolvidos com o intuito de facilitar compras na web sem que o showrooming precise ser realizado pelos consumidores.

Tecnologia do Kinect transforma experiência de compra

O comércio on-line tem estimulado também o uso de novas tecnologias que buscam aprimorar os serviços de comércio, como mostra a edição deste mês da PC Magazine. Lançado em 2010, o Kinect, utilizado para controlar jogos, já foi empregado em diversos projetos como o Shopperception, desenvolvido pela Primesense, empresa que auxiliou no desenvolvimento do gadget.

Utilizando um pequeno sensor chamado Capri 3D, o aparelho é instalado em diversos pontos de uma loja e consegue monitorar em tempo real o comportamento do consumidor dentro do estabelecimento. Dessa forma é possível analisar os movimentos e pontos de atenção, otimizando o layout da própria loja e a forma como os produtos são expostos para transformar a experiência da compra.

Realidade aumentada

Na hora de comprar roupas há quem deteste prová-las. Para esses e outros consumidores mais apressados, o uso da realidade aumentada pode ser uma boa solução. Também utilizando o Kinect, a Adidas Group Global IT desenvolveu o BodyKinectizer, um software específico para escanear o corpo e apresentar nele as peças de roupa de uma loja.

Basta ficar na frente do sensor para que as principais medidas do corpo sejam analisadas. Em seguida, com o uso de gestos, é possível provar as mais diferentes peças da loja, alterando cores e modelos, até que a roupa ideal seja encontrada.

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Exemplo de funcionamento do BodyKinectizer

Mas o uso da tecnologia não para por aí. Além de experimentar as peças, é possível ver detalhes sobre elas, ler comentários de quem já as comprou e ainda conectar-se a mídias sociais. Quem sabe um dia não seja mais preciso sair de casa nem mesmo para provar e experimentar roupas.

Ações semelhantes podem ser feitas com a ajuda do Google Glass, os óculos inteligentes da gigante. Ao fotografar um código específico será possível ter informações sobre a marca, o produto e diversas opções integradas a mídias sociais. Dependendo das configurações, será possível até mesmo comprar o produto on-line.

Vitrine inteligente

As vitrines existem há séculos com a função de mostrar para os transeuntes algumas das peças que podem ser encontradas em uma loja. Agora, contudo, isso está para ficar ainda melhor. Já pensou em fazer compras sem nem mesmo precisar entrar no estabelecimento e solicitar o atendimento de um vendedor?

Com o auxílio de um pequeno painel localizado na vitrine é possível navegar pelo catálogo da loja, visualizar detalhes sobre os produtos e até mesmo fazer a compra dos itens – que serão entregues em casa ou retirados na própria loja, conforme o horário e a necessidade do cliente.

Continue acompanhando a série do Magic Blog sobre e-commerce e conheça também a Venda a Jato, empresa da Rede Magic que desenvolve há sete anos soluções para o comércio eletrônico.

Veja também: E-commerce no Brasil cresce 29% e fatura mais de R$ 24 bilhões em 2012.

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Uma resposta para Tecnologia a favor do e-commerce

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