Skype ou Hangouts: qual é a melhor opção para videoconferências?

skype-ou-hangouts

Por que enviar uma mensagem de texto quando se pode conversar cara a cara, vendo e ouvindo a pessoa, mesmo que à distância? Desde 2003 o Skype permite conversas por áudio e vídeo, além de conter um sistema VOIP, que oferece ligações para telefones do mundo todo a um custo reduzido. Para concorrer com ele, recentemente, em 2011, o Google lançou o Hangouts, ferramenta que, junto ao Google+, permite conversas de vídeo, entre várias outras coisas.

Mas qual dos aplicativos é o melhor? Entenda melhor o funcionamento de cada um deles e faça a sua escolha:

Skype

Um dos primeiros aplicativos a trabalhar com conversas de áudio e vídeo, o Skype foi comprado pela Microsoft e integrado ao Outlook.com, o antigo Hotmail, em substituição ao MSN Messenger. Com ele é possível ter acesso não só a contatos do Skype e do Outlook.com, mas também do Facebook, por meio de uma integração simples.

O Skype permite conversas de texto com o uso de emoticons, envio de arquivos e compartilhamento de tela. O sistema de VOIP funciona em todo o mundo e é fácil adquirir créditos para usar em ligações ou no envio de mensagens de texto (SMS). As conversas de áudio e vídeo são fáceis de serem configuradas, porém só permitem até dois participantes por vez. Caso queira convidar uma terceira pessoa é preciso pagar para ter acesso ao pacote Skype Premium.

Hangouts

Integrado ao Gmail e ao Google+, o Hangouts faz parte da família Google e oferece uma interface similar à qual já estamos acostumados. O programa permite o compartilhamento de tela e de arquivos do Drive (antigo Docs), além de oferecer o serviço do Google Voice, o VOIP da Google que está disponível apenas nos Estados Unidos e no Canadá. Para as conversas com áudio e vídeo o Google foi generoso: são suportados até dez usuários simultâneos em uma conferência.

Outra característica importante desse recurso é a opção “On Air”, que transforma a videoconferência em uma transmissão ao vivo, podendo ser acessada pelo perfil do Google+ e pelo YouTube.

Por outro lado, o Hangouts ainda possui algumas dificuldades básicas, como ausência de troca de status (ou você está on-line ou off-line, não há meio termo) e limitações do Google Voice para aqueles que não estão na América do Norte.

Ambos os programas oferecem a maioria das funções gratuitamente e funcionam bem. A escolha por qual utilizar depende não só das ferramentas por eles oferecidas, mas também pela família de serviços que você costuma usar no dia a dia (Outlook.com ou Gmail?) e a rede à qual os seus contatos pertencem.

Veja também: Novos recursos do Google facilitam buscas de dados pessoais.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para Skype ou Hangouts: qual é a melhor opção para videoconferências?

  1. Pingback: Arrase em uma entrevista remota - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *