Na velocidade do 5G

smartphone-conexao-magic

Quanto tempo você demora para baixar um vídeo no seu computador, ou para assistir a um clipe no YouTube? Se a qualidade do material for HD, mesmo uma conexão 4G vai demandar em média 40 segundos para que você tenha acesso a qualquer arquivo com aproximadamente 800MB.

No entanto, segundo o governo sul-coreano, você pode realizar o mesmo processo em apenas um segundo, e não é exagero. Em parceria com empresas como SK Telecom, Korea Telecom, Samsung e LG, a Coreia do Sul já investiu US$ 1,5 bilhão para desenvolver uma nova tecnologia de conexão, o 5G.

Os primeiros testes revelaram que é possível transmitir arquivos de um giga no tempo de um clique. De acordo com o site TechTudo, com esta velocidade será possível assistir em streaming a transmissão de um jogo de futebol ao vivo com resolução 4K/Ultra HD, quatro vezes maior do que as atuais TVs Full HD.

coreia-sul-magic

Segundo o G1, o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul já anunciou que os testes em larga escala devem começar em 2017, e as primeiras linhas estarão disponíveis para venda no máximo até 2020. O governo estima que serão gerados mais de US$ 300 bilhões com as vendas da infraestrutura 5G, apenas nos seis primeiros anos.

Atualmente, a Coreia do Sul é o país que tem a conexão 4G mais rápida do mundo, chegando a alcançar 20Mb (0,02Gb) por segundo, velocidade quase 500 vezes mais lenta do que a nova tecnologia apresentada.

Como isso mudará nosso cotidiano?

Com uma velocidade de transmissão mais ágil, o processamento de dados poderá ser feito em nuvem – demandando apenas um chip com conexão 5G –, que possibilitará diminuir o tamanho dos hardwares e incentivar o aumento do número de wearable technology (tecnologias que usamos junto ao corpo, ou vestimos), como relógios e óculos.

google-glass-magic

De acordo com o site TechTudo, em uma visão otimista, poderemos assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2022 em um Google Glass com qualidade 4K, sem maiores problemas, ou ter supercomputadores do tamanho de tablets.

Quando esta tecnologia irá chegar ao Brasil?

O país ainda tenta levar a conexão 4G às principais capitais. Atualmente, segundo dados da Anatel, apenas as cidades sede da Copa do Mundo possuem a tecnologia, e até o fim deste ano está prevista sua instalação nas capitais com mais de 500 mil habitantes.

Ainda de acordo com o órgão, apenas em 2017 teremos o 4G na maioria das cidades do Brasil. Com isso, podemos afirmar que ainda estamos distantes do modelo sul coreano.

Leia também: A conexão da Internet e dos objetos que cuidam de você

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para Na velocidade do 5G

  1. Pingback: uBeam, um sistema eficiente de recarga sem fio - Magic Blog - Magic Blog

  2. Pingback: Desconectados: dados sobre a internet no mundo - Magic Blog - Magic Blog

  3. Pingback: Streaming x TV a cabo: quem ganha a briga? - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *