Microsoft disponibiliza app gratuito de Office para iPad e iPhone

Microsoft disponibiliza app gratuito de Office para iPad e iPhone

A Microsoft anunciou na última semana uma série de novidades sobre os seus pacotes de editores de conteúdo. Mas o que mais surpreendeu o mercado foi a decisão da empresa de disponibilizar gratuitamente o Office 365 para os usuários de iPad e iPhone.

A novidade foi revelada logo após a empresa anunciar uma parceria com o Dropbox, que permite o armazenamento gratuito para usuários com licença do Office 365. A partir de agora, os internautas podem armazenar e editar todos seus documentos através da nuvem e integrar as contas no mobile, PC, Mac e web. A Microsoft também anunciou que trabalha no desenvolvimento de aplicativos do pacote Office com otimização para telas sensíveis ao toque, que devem chegar junto com o Windows 10.

Além disso, os aplicativos para iPhone e iPad receberam atualizações, o que antes era apenas um pacote de visualizações, agora possibilita ao usuário inserir comentários e fotos, criar tabelas e gráficos e ainda usar o modo apresentação para o Word, Excel e PowerPoint. Um aplicativo com funções similares deve ser lançado para produtos Android no começo do próximo ano.

Novos app do Office 365

Para quem está olhando de fora, o novo posicionamento da Microsoft pode parecer contrário a todas as políticas da empresa até então. Porém, em entrevista ao The Verge, o coordenador de Marketing, Michael Atalla, afirmou que esta não é uma mudança estratégica completa, apenas uma continuidade daquela já aplicada: “Nós queremos garantir a nossos clientes que eles possam ser produtivos através de todos os dispositivos que possuam”.

Mas a utilização do Office para aparelhos móveis também terá suas limitações, a nova funcionalidade não será gratuita para as contas cadastradas no OneDrive e Dropbox para negócios, estes usuários serão obrigados a inserir as licenças de uso. Aqueles que quiserem usar todos os recursos do Office terão que pagar para acessar a versão Premium dos aplicativos.

De acordo com o The Verge, isso nos mostra como a Microsoft irá continuar ganhando dinheiro. Para eles, a empresa está aplicando a velha tática de oferecer pacotes básicos para angariar usuários e assim convencê-los a adquirir os serviços Premium.

App Office 365 - Excel

Mas a grande questão na mudança de comportamento da empresa está longe da simples geração de renda. Hoje, os usuários de iOS e Android têm acesso a diversos aplicativos que permitem a edição de documentos através de seus aparelhos móveis, e a Microsoft estaria perdendo espaço neste segmento. Segundo o The Verge, a empresa está tentando uma jogada ousada: a partir do momento que atrai os usuários com a possibilidade de obter o Office 365 e outros benefícios, ela luta para reafirmar a “dependência” a seus programas, como o Word e o Excel, buscando evitar que usuários procurem alternativas mais eficientes e baratas.

Estaria a Microsoft cedendo à pressão do mercado, ou apenas tentando adiar a migração dos usuários para outros programas?

Leia também: Por que as pessoas não estão mais comprando tablets?

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *