Lollipop: a versão mais doce (e útil) do Android

Lollipop: a versão mais doce (e útil) do Android

Chega de KitKat e Jelly Bean. Agora, são os pirulitos que facilitarão a vida de quem usa Android. A versão 5.0 do sistema operacional chegou há alguns meses no mercado, mas continua gerando estranhamento entre veteranos acostumados com a interface tradicional. O motivo? A infinidade de recursos presentes, aliada com a dificuldade para descobri-los.

Para ajudar os usuários a aproveitar ao máximo seu smartphone, explicamos as principais funcionalidades do Android Lollipop, e de que forma acessá-las. Se a atualização já está disponível para seu aparelho, baixe agora e teste!

Acesso mais rápido

Nas versões operacionais antigas, para acessar a barra de acesso rápido você precisava deslizar a tela para baixo para entrar na lista de notificações e, novamente, deslizar para finalmente ajustar o brilho, habilitar o Wi-Fi ou desativar o modo Avião. Com a atualização, basta deslizar a tela com dois dedos para entrar na barra de acesso rápido. Simples, não?

Configurações rápidas

Modo silencioso

Não há explicação, mas o modo silencioso foi removido. Se você pressiona o botão de volume para baixo, ele chega até o nível 1, e então no modo vibratório. Mas, como continuamos indo em reuniões e eventos que não permitem qualquer tipo de interrupção, o Tech Tudo descobriu maneiras de burlar o problema.

A mais fácil delas, conforme mostra o tutorial do site, é tocar uma vez no botão volume e escolher “Nenhum” na aba que surgir acima. Em seguida, escolha se o aparelho vai ficar em silêncio por tempo indefinido ou somente por algumas horas.

Modo silencioso

Configure o alarme facilmente

Antes, para alterar o horário do despertador, eram necessários vários cliques e abas abertas. Na atualização Lollipop o processo é mais simples se você já tiver um alarme programado.

Puxe a barra de rolagem até aparecer a informação sobre o despertador já programado. Com um toque prolongado sobre a notificação do alarme você acessa o relógio e pode criar quantas sonecas quiser. Abaixo, o passo a passo disponibilizado pelo Android Pit.

Alarme Android

Desbloqueio inteligente

Você está em casa e não quer ficar colocando o PIN a todo momento? O Google pensou nisso e criou o Smart Lock, que permite destravar o telefone de maneira simples. A opção está disponível na barra de configurações: Segurança > Smart Lock. Você pode usar três recursos: Dispositivos confiáveis, Locais confiáveis e Rosto de confiança, de acordo com suas necessidades.

Economia de energia

Falta de bateria e emergências costumam formar uma combinação azarada. Por isso, se você está viajando em um lugar desconhecido e seu smartphone está com 15% de energia, ative o modo Economia de Bateria, que reduz ao máximo as atividades do telefone.

Economia de energia

Tap and Go

Transferir as configurações do seu celular antigo para o novo se tornou mais fácil com esse recurso. Basta abrir a opção Tap and Go e encostar seu smartphone com Lollipop no outro!

Relógio muda de cor

Talvez algumas pessoas demorassem pra perceber a novidade. Agora, o app de relógio do Android Lollipop muda de cor conforme o dia passa. De manhã, a interface é azul clara, e de noite ela fica roxa. Abaixo, a comparação divulgada pelo Tech Tudo.

Recursos atualização

Só o que interessa

Receba apenas aquilo que é importante. Primeiro, pressione  as notificações até aparecer um botão no canto direito da caixa. Clique e defina se quer bloquear determinado aviso ou torná-lo prioridade.

No exemplo a seguir, o Android Pit testou a funcionalidade com os avisos frequentes do Google Play.

Recursos atualização

Se você já está usando a atualização e descobriu outras funcionalidades, revele pra gente nos comentários.

Leia também: 2015: o ano das inovações!

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *