Internet e carros cada vez mais próximos

carro-conectividade-internet

Especialistas apontam que o futuro das tecnologias de acesso móvel à internet está ligado à indústria automotiva, revolucionando a forma como dirigimos. De acordo com Jack Bergquist, da consultoria IHS, até o fim de 2014 todos os carros das principais montadoras oferecerão de fábrica algum tipo de conectividade. No futuro será possível, com um toque, encontrar uma vaga de estacionamento ou um bom restaurante para almoçar na região, por exemplo. Segundo a consultoria britânica Machina Research, em 2020 essas tecnologias corresponderão a 20% do valor de um veículo (um mercado de mais ou menos US$600 bilhões).

E é possível perceber que a indústria já está se movendo nessa direção; na última edição da maior feira de eletrônicos do planeta (a Consumer Electronics Show, realizada em Las Vegas em janeiro), por exemplo, a Ford lançou seu primeiro programa de desenvolvimento de aplicativos voltado exclusivamente para automotivos. Hau Thai-Tang, vice-presidente de engenharia da empresa, comentou na época que 65% dos clientes colocaram o Sync (interface digital de comunicação e entretenimento da Ford) como um fator decisivo na hora da compra. Ainda de acordo com ele, 75% dos usuários de smartphones acreditam que conectar seus aparelhos aos carros é importante.

Outra empresa que também está otimista com esse mercado que une carros e internet é a Intel, que anunciou um investimento de US$100 milhões (para os próximos cinco anos) em empresas que possam oferecer soluções criativas para esse fim. A companhia afirma que o desenvolvimento de tecnologias para carros só perde em volume de negócios para os programas que rodam em portáteis como tablets e smartphones.

Veja também: Sua internet é tão rápida quanto deveria?

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *