Iniciativa pretende conectar todas as partes do mundo à internet

Iniciativa pretende conectar todas as partes do mundo à internet

O internet.org é uma iniciativa apresentada pelo criador do Facebook, Mark Zuckerberg, que pretende reduzir drasticamente o custo da prestação de serviços básicos de internet em telefones celulares particularmente nos países em desenvolvimento, nos quais a mídia social e outras empresas de tecnologia pretendem encontrar novos usuários.

Apresentado na última quarta-feira (21), o projeto conta com a parceria de marcas como Samsung e Nokia (eletroeletrônicos), Ericsson (equipamentos de telecomunicação), Qualcomm e Media Tek (semicondutores) e do navegador Opera, que juntos vão fornecer a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da ideia.

Segundo o grupo, cerca de dois terços da população mundial ainda não têm acesso à web e existem grandes desafios ao redor do mundo para inserir essas pessoas no meio digital. Zuckerberg afirmou em comunicado oficial que “o Internet.org representa uma parceria global que vai atuar na superação desses desafios, o que inclui tornar viável o acesso à internet para aqueles que não têm como pagar por isso”.

O grupo estipulou três metas para a parceria. A primeira delas é fomentar o desenvolvimento de tecnologias que possam ser implementadas de forma mais acessível em países com poucos recursos financeiros. Nesse caso será também desenvolvida a criação de smartphones de alto desempenho e com baixos custos para o consumidor final.

Além disso, devem ser criadas ferramentas que reduzam a quantidade necessária de dados para rodar aplicativos em smartphones ou navegar na web, já que muitos países ainda são deficientes na geração de banda larga, essencial para a transmissão dos dados.

Por fim, o terceiro objetivo é o incentivo a modelos de negócio – sejam de operadoras de celular, sejam de fabricantes de smartphonesque possibilitem aos usuários o acesso mais barato à internet. Para tanto, estão previstas parcerias com companhias telefônicas de alcance regional para oferecer diversos sistemas em mais idiomas.

Confira o vídeo de divulgação:

Contudo, é possível questionar se realmente o grande objetivo por trás desse movimento é a universalização da internet. Segundo o comunicado oficial divulgado pelo grupo, atualmente existem 2,7 bilhões de pessoas conectadas à internet – das quais 42,5% possuem uma conta no Facebook. Com o plano de levar o acesso à web para o restante da população mundial – aproximadamente 5,4 bilhões de pessoas – o site de relacionamento se tornaria a maior mídia social presente em todos os países do mundo e com grande audiência. Vale pensar se a iniciativa é realmente altruísta ou pretende apenas aumentar ainda mais a influência de Zuckerberg sobre a população mundial.

Veja também: Facebook muda algoritmo para melhorar feed de notícias.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *