Estilo de programar: sua impressão digital na web

Estilo de programar: sua impressão digital na web

Se você achou que a sua maneira de programar era apenas uma série simples e anônima de caracteres, é melhor rever seus conceitos. Uma nova pesquisa afirma que os códigos deixam pegadas digitais e permitem que os programadores sejam identificados através delas.

Como descobriram?

A conclusão surgiu a partir de um estudo que englobou as universidades norte-americanas de Drexel, Maryland e Princeton, e a Universidade de Göttingen, na Alemanha.

Os pesquisadores criaram uma espécie de “estilômetro” de programação. O sistema foi capaz de determinar, com 95% de precisão, quem programou diferentes códigos-fontes. Durante os testes, foram analisados sinais considerados normais, mas que falam muito do perfil profissional, como inserir espaços longos ou curtos, usar letras maiúsculas ou underline para nomear convenções e até fazer comentários no meio dos códigos.

Impressão digital na programação

Além desses elementos, os pesquisadores usaram um novo conceito, chamado de “árvores abstratas de sintaxe”, responsável por identificar as construções de linguagem mais usadas pelos autores. Conforme o estudo explica, elas “capturam propriedades de estilo do código que são completamente independentes do estilo de escrita”. Ou seja, a tecnologia busca pistas escondidas.

Esse conceito é uma das principais inovações do estudo. Mesmo que o desenvolvedor tente, propositalmente, alterar a forma dos comentários ou espaçamento, o conjunto de recursos sintáticos não mudará, e ele ainda poderá ser identificado.

Detalhes da pesquisa

Para a análise, foram recolhidos dados públicos do Code Jam, uma competição de programação organizada pelo Google. Ao todo, os cientistas analisaram arquivos de código produzidos por mais de 100 mil participantes. Segundo o portal Info, a taxa de sucesso foi de 92% na classificação de mais de 170 autores com cinco arquivos cada um. O resultado “foi ainda melhor, batendo os 95%, quando mais documentos do tipo (oito), referentes a mais autores (250), foram analisados”.

Mas você deve estar se perguntando, de que forma isso influencia na minha vida virtual? A resposta é simples. Agora, as autoridades poderão usar essa tecnologia para encontrar hackers, criadores de malwares e até mesmo utilizá-la como prova em investigações de plágio.

Para saber mais sobre o assunto, confira aqui o estudo completo.

Leia também: Aplicativos e startups: a revolução no mercado de trabalho

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Estilo de programar: sua impressão digital na web

  1. Pingback: Tem vaga de desenvolvedor PHP na Magic! - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *