Emojis polêmicos

Emojis polêmicos

Parece que os Simpsons também foram representados nos novos e polêmicos emojis da Apple. Brincadeiras à parte, a iniciativa da empresa de trazer diferentes cores de pele gerou uma discussão fervorosa na internet. Segundo alguns usuários, a tonalidade amarela vibrante seria uma forma preconceituosa de representar os asiáticos.

Tons de pele

O debate surgiu recentemente, quando a empresa norte-americana lançou novos emojis com seis opções de tons de pele, para que nenhuma pessoa se sinta excluída socialmente. Um deles foi o amarelo, que não condiz com nenhuma etnia existente.

Porém, alguns usuários do Twitter começaram a polemizar, conforme mostrou a revista Exame. Kray Kray, em seu perfil pessoal, afirmou que “O tom de pele asiático nos novos emojis da Apple é amarelo intenso. Isso parece mais racista do que pró-diversidade racial”. A usuária Yurie Kwon também comentou: “A Apple está liberando novos emojis com diversidade racial. Mas não estou certa sobre como me sinto sobre aquele emoji asiático ultra-amarelo”.

Tá bom, mas o que realmente é verdade?

Alguns veículos de comunicação, como a própria revista Exame, afirmam que a empresa se baseou no famoso emoji sorridente, o smiley.

Smiley

Já as outras tonalidades foram recomendações do consórcio Unicode, responsável por estabelecer as regras que os caracteres especiais, os emojis, devem ter nas variadas mídias digitais. De acordo com o Blog do iPhone, ambas as empresas já se reuniram para amenizar a tonalidade do amarelo, que foi considerada exagerada.

Outras categorias

Além da cor da pele, a Apple trouxe outras 300 novas opções. Um dos destaques ficou por conta dos desenhos que visam a diversidade, como variações familiares que incluem casais homossexuais.

Diversidade no iPhone

O que você acha desta polêmica? Conte sua opinião nos comentários abaixo 😉

Leia também: Para não errar mais: padrão de imagens das mídias sociais

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

4 Respostas para Emojis polêmicos

  1. Pingback: 1º de abril: relembre as mentiras mais bizarras de 2015 - Magic Blog

  2. Pingback: Chega de confusão: Unicode pretende padronizar os emojis - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *