Aplicativos de carona ajudam na mobilidade urbana

Aplicativos de carona ajudam na mobilidade urbana

Passou o tempo em que as pessoas utilizavam seus polegares para pedir carona. Ficar na beira de estradas ou em ruas desconhecidas em cidades estranhas, tentando chamar atenção de motoristas, acaba sendo algo perigoso e ineficiente, afinal, poucos são os que param para prestar auxílio. Mesmo assim, os dedos ainda estão sendo utilizados, mas agora é para digitar e procurar uma caroninha nos aplicativos dos smartphones. Há algum tempo esse tipo de ferramenta é facilmente encontrado nos Estados Unidos e na Europa, com enfoque voltado para a economia, meio ambiente e uma melhor mobilidade humana, entretanto, a novidade só chegou ao Brasil recentemente. 

Esse é o caso Zaznu (em tradução livre, “partiu”, em hebraico), disponível em Android e iOS. Esse aplicativo gratuito chegou ao Brasil no começo deste ano e pode ser utilizado por motoristas e pedestres. Com ele, é possível combinar as caronas de maneira bem detalhada, de modo que as pessoas são buscadas em casa. Quando chega ao destino final, o passageiro pode oferecer uma quantia livre ao motorista, em pagamento disponível por meio do próprio aplicativo. A remuneração é feita por doações, visto que o Zaznu não é uma empresa de transporte, e a atitude de cobrar pelo serviço serial ilegal.

Aplicativos de carona ajudam na mobilidade urbana

Segundo matéria da Gazeta do Povo, quase todas as cidades-sede da Copa do Mundo já podem utilizar o sistema que está disponível no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. No Brasil, diferentes grupos trabalham com o mesmo horizonte: incentivar a carona para reduzir congestionamentos e a poluição presentes em grandes metrópoles. Além disso, a questão da mobilidade urbana é um assunto que vem ganhando destaque, ainda mais enquanto o País estiver recebendo um evento de grande porte como o Mundial. Esse tipo de ferramenta, voltada ao transporte é extremamente bem-vinda para que sejam evitados futuros contratempos que possam gerar caos no transporte público e no trânsito.

Um exemplo que confirma essa teoria ocorreu na semana passada. Durante dois dias, os ônibus do Rio de Janeiro ficaram paralisados e a demanda do aplicativo aumentou em 500%. Em entrevista ao G1, Yonathan Yuri Faber, um dos criadores da plataforma, afirmou que esse crescimento não estava sendo esperado e que foi uma grande dificuldade atender a todos os pedidos. Além disso, Faber ressaltou que “foi ótimo porque muitos puderam utilizar o serviço pela primeira vez. E criamos uma alternativa para essas pessoas”.

Segurança em primeiro lugar

A maior preocupação que envolve o sistema é a questão da segurança. Os motoristas que desejam se cadastrar no Zaznu não podem ter nenhum antecedente criminal, precisam estar com a documentação e com o seguro do carro em dia e têm até mesmo as páginas nas redes sociais checadas. Além disso, os condutores devem possuir veículos com quatro portas fabricados a partir do ano 2006, em boas condições. Depois de todo esse processo, ocorre uma entrevista. Os passageiros, por sua vez, cadastram-se utilizando o perfil do Facebook e devem fornecer o número do cartão do crédito.

Para avaliar a funcionalidade do aplicativo, o Diretor Executivo da Magic Web Design, Antonio Borba, resolveu aderir ao dispositivo na condição de motorista e, para isso, submeteu-se a todos os procedimentos exigidos, tais como: enviar os dados da placa e uma foto do carro, foto do motorista, digitalização da carteira de habilitação e da apólice de seguro. Porém, segundo ele, o processo é um pouco lento e acaba atrapalhando o andamento do cadastro.

De início, fiquei contente com a burocracia, pois ela pode se traduzir em maior segurança. Porém, após mais de 20 dias que mandei os documentos, não obtive resposta sobre a minha aprovação como motorista. Portanto, questiono se o aplicativo realmente funciona e como as pessoas vão fazer para melhorar a mobilidade em nosso país diante de uma demora tão grande. É possível que desanimem, declara Borba.

zaznu_aprovacao_cadastro_magic_web_design

Em nenhuma hipótese os condutores podem dirigir sob o efeito de álcool ou drogas. Caso haja alguma suspeita, o passageiro pode entrar em contato com os administradores imediatamente. O Zaznu também terá um sistema de avaliação de quem estiver ao volante e do carona.

E você, já pensou em se cadastrar e fazer parte desse grupo que pode ajudar o trânsito das cidades a fluir melhor e de forma mais rápida? Conte para nós nos comentários!

Veja também: A conexão da Internet e dos objetos que cuidam de você

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

4 Respostas para Aplicativos de carona ajudam na mobilidade urbana

  1. Pingback: comScore mostra que usuários não baixam aplicativos regularmente - Magic Blog

  2. Pingback: Apps derrubam o uso de táxi nos EUA - Magic Blog

  3. Pingback: A tecnologia a favor dos surdos! - Magic Blog

  4. Pingback: Desaparecidos: as mídias sociais na busca por pessoas perdidas - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *