7 invenções “modernas” que, na verdade, são extremamente velhas!

7 invenções “modernas” que, na verdade, são extremamente velhas!

Sorvete, preservativo e paraquedas. Quando você acha que estes itens foram criados? Se você arriscou dizer que foram no último século, está enganado. O sorvete veio antes da geladeira, e o paraquedas, alguns séculos antes de Santos Dumont levantar voo no França.

O site HuffPost Tech separou algumas das invenções criadas muito antes do que poderíamos supor, e várias delas são surpreendentes, confira:

Sorvete

Sorvete

Não se sabe ao certo em que ano esta delícia foi inventada, mas de uma coisa os historiadores têm certeza, foi bem antes da Bíblia, editada no século 7 d.C.

Os primeiros registros que se tem da sobremesa são da China, por volta de 2.000 a 3.000 a.C, os moradores da região misturavam neve ou gelo com xarope, e leite congelado com arroz mole, criando as primeiras variações do sorvete. Sabe-se também que na Pérsia e no Oriente Médio já se consumia esse produto, muito antes da era cristã.

Carbonação

Carbonação

Se você adora água com gás e refrigerante, agradeça a Joseph Priestley. Em 1767, o químico infundiu dióxido de carbono em água e, em 1772, ele expandiu seu experimento de “Impregnação de água com ar fixo”, embora nunca tenha compreendido as aplicações comerciais de sua descoberta.

Anos depois, o alemão Jacob Schweppe aperfeiçoou a produção e o engarrafamento de bebidas e provocou uma revolução na indústria. Este sobrenome não é estranho a você, não é mesmo?

Paraquedas

Paraquedas

Há muita controvérsia quando o assunto é a invenção do avião, o brasileiro Santos Dumont disputa a autoria com os irmãos norte-americanos Wilbur e Orville Wright, e com o francês Clément Ader.

Mas quando se trata do paraquedas, não há dúvidas, o primeiro esboço do projeto foi idealizado por Leonardo da Vinci em 1485 – isso mesmo, pelo menos quatro séculos antes do avião –, mas só foi testado em 1783, pelo físico francês Louis-Sebastien Lenormand. Usando uma estrutura de madeira e linho ele pulou do topo do observatório da cidade francesa Montpellier, e flutuou em segurança até o chão.

Ao longo da década seguinte, diversos modelos foram desenvolvidos e testados a partir de balões de ar quente.

Lentes de contato

Lentes de contato

Secretária Eletrônica

Em 1888, um oftalmologista alemão chamado Adolf Eugen Flick criou algo totalmente inovador para a época, uma lente de vidro que se encaixava dentro do olho do paciente. Apesar de dolorido, o método se mostrou eficiente, e assim nasceu o primeiro protótipo das lentes de contato.

Como cobria todo o olho, a lente não podia ser usada por muitas horas, pois a falta de oxigênio no globo ocular fazia a visão do paciente ficar nebulosa e cheia de halos borrados. Você teria coragem de experimentar?

Secretária Eletrônica

A primeira ideia surgiu em 1924, quando anúncios de revistas prometiam “telefone e secretária eletrônica”. Na realidade, o aparelho era voltado para facilitar o trabalho das secretárias.

Em 1934, um engenheiro da Bell Labs desenvolveu uma máquina capaz de gravar as chamadas recebidas através de uma fita magnética. A invenção foi considerada tão inovadora que as companhias telefônicas, como a Bell e a AT&T, decidiram não lançar o produto, pois acreditavam que iria assustar as pessoas e interromper o discreto desenvolvimento do setor. Porém, apenas dois anos depois, a AT&T voltou atrás e lançou um dispositivo semelhante.

Preservativos

Preservativos

No século XVI, a Europa estava tentando se livrar de uma doença incurável na época e que havia devastado o continente, a sífilis. Foi então que o médico italiano Gabriele Falloppio propôs um novo método de prevenção: consistia em tratar quimicamente um pedaço de linho e o usar sobre os órgãos sexuais durante a relação. Fala-se que ele apenas desenvolveu uma ideia utilizada no Egito Antigo.

O termo “condom” só surgiu alguns anos depois, em um artigo inglês que debatia a queda da taxa de natalidade no país.

Câmera digital

Câmera digital

Em 1975, o engenheiro Steve Sasson trabalhava nos laboratórios da Kodak para desenvolver a primeira câmera digital do mundo. Com o uso de filmes, fitas cassetes e uma televisão em preto e branco, Steve conseguiu produzir a primeira foto digital. A invenção pesava mais de três quilos, e demorava 23 segundos para processar uma foto de 0,01 megapixel.

Você imaginava que todos estes produtos tinham sido inventados há tanto tempo? Se você sabe de mais algum, compartilhe conosco nos comentários.

Leia também: 6 hábitos das pessoas inovadoras que nos tornam mais criativos

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *