Yahoo! compra Tumblr por mais de 1 bilhão de dólares

yahoo-compra-tumblr

Em 2006, impressionado pelos então desconhecidos tumblelogs – e buscando criar ele mesmo uma ferramenta para blogs que fosse mais dinâmica e flexível que as disponíveis –, um jovem de apenas 20 anos estava, sem saber, pavimentando seu caminho para o sucesso. O Tumblr, lançado um ano depois, não demorou para se tornar uma das mais populares ferramentas da web e recentemente fez do norte-americano David Karp o mais novo bilionário do meio; comprado nesta semana por aproximadamente US$ 1,1 bilhão (R$ 2,24 bilhões), o Tumblr agora é uma das principais apostas do Yahoo! para voltar à posição de destaque na internet que aos poucos vem perdendo.

Prometendo “não estragar tudo”, o anúncio oficial da transação foi feito de maneira descontraída através do próprio Tumblr, em uma conta recém-criada para o Yahoo! na rede (o antigo blog da empresa foi aposentado na transição). O texto, redigido pela CEO da empresa, Marissa Mayer, deixa clara a intenção de acalmar os ânimos dos usuários que podem reprovar a aquisição; tudo continuará igual (visual, proposta e equipe, incluindo Karp, que segue na posição de diretor executivo), mas agora há mais recursos para ajudar o Tumblr a crescer.

gif-tumblr-yahoo

Gif postado por Marissa Mayer em sua publicação no Tumblr do Yahoo!

No ar desde 1995, o Yahoo! é uma das mais importantes e tradicionais empresas da internet, mas há pelo menos uma década vem perdendo relevância e receita, enfrentando problemas financeiros e no seu comando enquanto vê “novos” gigantes como Google e Facebook ganhando força. Por isso, apesar de ainda ser o quarto domínio mais acessado do planeta, o esforço parece justificado. Com 105 milhões de blogs, 300 milhões de visitantes únicos mensais e 120 mil cadastros diários, o Tumblr pode ajudar o público do Yahoo! a crescer em 50%, para mais de 1 bilhão de visitantes mensais (aumentando o tráfego geral em 20%).

Ainda assim, o valor pago surpreendeu o mercado, uma vez que a publicidade na ferramenta de microblogging ainda está em estágio inicial e qualquer grande contribuição para o faturamento do Yahoo! só poderá vir em longo prazo. E aí mora outro perigo; a empresa não tem um histórico favorável em grandes aquisições e viu GeoCities e Flickr perderem importância depois de serem comprados. Um movimento contrário por parte dos usuários do serviço já se iniciou e nem mesmo a promessa de que o Tumblr continuará o mesmo impediu que a internet fosse bombardeada com piadas e montagens sobre o assunto.

tumblr-yahoo-joke

tumblr-yahoo-joke

tumblr-yahoo-joke

Por enquanto é difícil saber o desfecho da história. Por um lado, depois de confirmada a aquisição do Tumblr pelo Yahoo!, em apenas uma hora mais de 72 mil usuários migraram seus posts para o WordPress (a média é de 400 a 600); por outro, a receptividade dos acionistas foi boa e as ações do Yahoo! subiram 1%. De qualquer forma, a aposta foi feita.

Veja também: Copa e Olimpíadas no Brasil podem render negócios ao Twitter.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

5 Respostas para Yahoo! compra Tumblr por mais de 1 bilhão de dólares

  1. Pingback: Novo Flickr: amado ou odiado? | Magic Blog

  2. Pingback: Memes: tudo sobre o assunto | Magic Blog

  3. Pingback: Para dar a volta por cima, Yahoo! encerra alguns serviços | Magic Blog

  4. Pingback: Yahoo! Wish List: o e-mail dos seus sonhos agora é possível | Magic Blog

  5. Pingback: Ask.fm se destaca entre mídias sociais mais acessadas | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *