Twitter pode censurar tweets. O que isso significa?

Twitter pode censurar tweets. O que isso significa? - Magic Web Design

Em um período no qual discussões acaloradas sobre o SOPA, o PIPA e o ACTA tomaram conta da internet, qualquer tema que faça referência a direitos autorais, liberdade de expressão e “pirataria” tem ganhado bastante destaque. Por isso, um anúncio feito pelo Twitter em janeiro deste ano chamou atenção dos internautas, que levantaram a hipótese de que a rede social estaria iniciando uma censura ao conteúdo postado por seus usuários.

O que mudou?

Na verdade, o que mudou foi a abrangência. Antigamente, quando um país solicitava a retirada de algum post, este deveria ser banido no mundo todo. Agora, com as novas regras, o post só será retirado do país onde a solicitação foi feita.

Análise

Analisando o anúncio pela ótica apresentada pelo Twitter,  a medida tem um lado democrático, levando em conta que as mensagens só serão excluídas no país que solicitou sua exclusão. Mas,  a não ser por isso, a censura ao conteúdo continua explícita.

Os usuários estão decepcionados com a decisão e não aceitam que o Twitter tenha se submetido a esse conjunto de regras. Segundo eles, houve uma traição daquela que era considerada a mais democrática forma de expressão da atualidade, uma rede social marcada pela liberdade e o estandarte da Primavera Árabe.

A desconfiança parte da suspeita de que a companhia tenha se rendido aos desejos dos censores de certos governos para garantir sua expansão internacional. Por isso, os usuários mais indignados inundaram o Twitter com a tag “#Censura Twitter”.

O conhecido grupo de hackers Anonymous levantou a questão: “o que se podia esperar de uma companhia que recebe investimentos de magnatas da Arábia Saudita?”. O blog Mashable, especialista em social media e tecnologia, questionou seus visitantes com a seguinte pergunta: “o Twitter deveria se comprometer com governos censores pelo bem de sua expansão global?”.

A China está adorando

Pelo jeito, o receio dos usuários de que a rede social “se rendeu” a alguns países tem lá seu fundamento. Tanto que o governo chinês, ao ficar sabendo desse episódio, aplaudiu a medida, dizendo que “é importante que o Twitter respeite as culturas e ideias dos países para se integrar ao meio local de forma harmoniosa”.

E você, o que acha disso? O Twitter quer realmente “conquistar” mercados como o da China – país com o mais sofisticado sistema de censura do mundo – ou essa medida é simplesmente uma manobra boba da rede social?

 Veja também: CEO diz que há edicação nos TT’s do Twitter

Pin It

5 Respostas para Twitter pode censurar tweets. O que isso significa?

  1. Pingback: Redes sociais de nicho - Magic Blog | Magic Blog

  2. Pingback: Brand Pages no Twitter - Magic Web Design - Magic Blog

  3. Pingback: O MySpace está de volta? - Magic Web Design - Magic Blog

  4. Pingback: UFC 148: Anderson Silva vs. Chael Sonnen - A repercussão da “luta do século” nas redes sociais - Magic Blog

  5. Pingback: Medium, a nova rede social - Você conhece? - Magic BlogMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *