Facebook tem apenas 4 tipos de usuários, qual é você?

Facebook tem apenas 4 tipos de usuários, qual é você?

De 7,5 bilhões de pessoas no mundo, mais de 50% acessam a internet e 2,7 bilhões utilizam as mídias sociais. Só no Facebook, há cerca de 2 bilhões de cadastros, e mais da metade dos usuários acessam a plataforma todos os dias. Porém, mesmo com dados tão significativos, especialistas afirmam que na rede de Mark Zuckerberg existem apenas quatro tipos de usuários.

O estudo divulgado por pesquisadores da universidade de Brigham, nos Estados Unidos, chegou a esta conclusão por meio de um questionário no qual os respondentes deveriam criar uma escala de identificação com as alternativas apresentadas. Além disso, os participantes passaram também por uma entrevista, para que houvesse uma melhor compreensão de suas personalidades.

Chamado de “Eu ♥ FB: Uma análise com metodologia Q sobre por que as pessoas ‘curtem’ o Facebook”, em tradução livre, o trabalho apontou e classificou quatro perfis.

Conheça quais são os tipos de usuários do Facebook e qual mais combina com você.

Tipos de usuários no Facebook

1. Construtores de relacionamentos

Acreditam que o Facebook é uma espécie de extensão da vida real e, por isso, criam um relacionamento com os usuários através de inúmeras postagens, comentários, reações e demais interações que a plataforma oferece. Procuram manter uma ligação íntima e familiar com os outros.

2. Criadores de comunidades

Fazem parte desta categoria as pessoas que gostam de informar aos que estão ao redor. Normalmente são jornalistas, organizadores de eventos ou mesmo influenciadores digitais que preferem não falar tanto sobre si, mas utilizar o Facebook como um meio de divulgação de notícias e demais conteúdos relevantes.

3. Selfies

A categoria é autoexplicativa, e define um tipo de usuário narcisista que, na maioria das vezes, quer chamar a atenção através de fotos alegres e motivacionais, independentemente se condizem ou não com o momento.

Os “Selfies” gostam de se autopromover e também buscam construir relações nas mídias sociais, porém, têm certa necessidade de validar a sua existência através de likes e comentários.

4. Observadores de vitrines

“Só estou dando uma olhadinha” é uma frase que pode definir este tipo de usuário. Ele está no Facebook para analisar as pessoas que lhe interessam. Sem muita interação ou postagens, o “passante”, como também é chamado, sente que é obrigado a estar na plataforma pelo simples fato de que “todas as outras pessoas estão”, e por isso permanece sempre em silêncio e apenas analisando.

Os especialistas ainda ressaltaram que as pessoas podem se identificar com mais de uma categoria, mas a tendência é que se familiarizem mais fortemente com uma delas.

Conte para nós através dos comentários qual foi o seu resultado!

Veja também: A importância das ferramentas de monitoramento nas mídias sociais

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *