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O vai e vem das promoções no Facebook

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Desde 2012 já discutia-se sobre a realização de promoções em mídias sociais. E em julho deste ano uma nova Portaria do Ministério da Fazenda foi criada e acabou por proibir que qualquer tipo de mídia social fosse utilizado para realização de premiações, sendo possível somente a divulgação de promoções e sorteios.

Rumores e reclamações à parte, empresas que decidissem burlar a lei e realizar promoções ou concursos seriam multadas e, além disso, correriam o risco de ter suas fan pages tiradas do ar com a impossibilidade de resgatá-las.

O que o Facebook fez?

Mark Zuckerberg definiu uma política para a própria mídia social, em que promoções poderiam ser realizadas desde que fossem por meio de aplicativos seguros. Recursos como comentários, curtidas e compartilhamentos foram proibidos de compor a mecânica das promoções, pois essa era uma maneira de deixar claro que o Facebook não era o responsável pela promoção, mas sim, e somente, a empresa realizadora da ação.

Porém, eis que nas últimas semanas uma atualização nos “Termos de páginas” do site voltou a liberar a realização desses eventos no mundo todo.  Agora, fan pages podem administrar promoções utilizando recursos da mídia social, porém, é claro, com algumas ressalvas.

Confira o que os administradores de páginas podem fazer a partir dessa liberação e quais são as regras que ainda devem ser respeitadas:

Pode

  • Utilizar Likes e comentários no post promocional da página para reunir participantes;
  • Utilizar mensagens da página para coletar participantes;
  • Usar o Curtir como recurso para votação;
  • Fazer uso de aplicativos como ferramenta de realização e divulgação de promoções continua sendo permitido.

Não pode

  • Administrar promoções por meio de perfis pessoais;
  • Manter perfis pessoais para divulgação de empresas – somente fan pages;
  • Marcar usuários ou “obrigá-los” a se marcar em conteúdos como imagens de divulgação de eventos e festas;
  • Descumprir as imposições da Portaria do Ministério da Fazenda.

Regras

  • É obrigatório deixar claras todas as regras oficiais de uma promoção; além disso, é preciso estar alinhado às regras do país referentes a esses eventos, que variam de acordo com os interesses de cada nação. E isso vale para todos os tipos de promoções realizadas no Facebook.
  • Deixar claro que a promoção não é patrocinada nem administrada pelo Facebook, mas sim pela própria empresa promotora do concurso, sorteio ou promoção.

Contudo, é preciso ainda considerar as mudanças impostas pela Portaria, que ainda proíbem a realização de promoções ou sorteios sem registro na Caixa Econômica Federal, bem como mantêm válidas as restrições para concursos culturais.

Para saber mais sobre as normas para outras mídias sociais e mais detalhes de todas as regras anteriores, clique aqui.

Veja também: Facebook testa “trending topics” para priorizar informações rápidas.

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