Vídeo da Rihanna é o novo vírus no Facebook: Fique ligado!

Vírus no Facebook

Na manhã do último dia 09, muitos usuários do Facebook foram pegos de surpresa com um suposto vídeo da cantora Rihanna e da atriz Hayden Panettiere em seus murais. Talvez por não estarem acostumados com vírus espalhados pela rede social, muitos desses usuários acabaram clicando no link, o que contribuiu para que a mensagem se espalhasse cada vez mais.

Acontece que o tal vídeo na verdade instala um software malicioso no computador do usuário. Se esse equipamento for um PC, surgirá na tela uma mensagem informando que a instalação da versão mais recente do Adobe Flash Player é necessária, e se o usuário estiver utilizando um Mac, aparecerá na tela uma solicitação para que um problema na segurança seja corrigido. Ambas são apenas formas de ludibriar o internauta.

Apesar de todo o sistema de segurança do Facebook – a rede social processa e verifica 650 mil ações por segundo –, essa não é a primeira vez que um vírus se dissemina na rede. Em outubro deste ano, um pesquisador descobriu uma falha de segurança que habilita o usuário a enviar vírus a qualquer integrante da rede social.

Divulgado pelo especialista Nathan Power, da empresa de pesquisa na área de segurança CDW, em seu blog, o erro permite que a simples modificação na extensão de um arquivo torne viável o envio de um .exe nocivo através de mensagem. O mais perigoso é que nem precisa ter um cracker na sua lista de amigos para receber a tal mensagem.

Segundo dados divulgados pelo próprio Facebook, a cada bilhão de acessos feitos diariamente no site, 600 mil são tentativas criminosas de acessar informações pessoais dos usuários. Diante do quadro, Mark Zuckerberg tem que ficar esperto. E nós também.

Veja também: Emprego através do Facebook?

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *