Nova ferramenta de buscas do Facebook

graph-search-facebook

Enfim o mistério acerca da nova ferramenta do Facebook foi revelado por Mark Zuckerberg. O anúncio aconteceu em Menlo Park na Califórnia, sede da empresa, e contou com a participação da imprensa e de alguns convidados.

Segundo Mark, inicialmente o objetivo do Facebook era descobrir novas coisas, mas evoluiu com a pretensão de deixar o mundo ainda mais conectado. Para isso, foi desenvolvida a ferramenta “Graph Search” (Busca Social, em português), capaz de realizar buscas internas e localizar fotos, lugares, interesses e pessoas.

Funcionando de forma distinta do Google, a busca retornará respostas, e não links genéricos. Os resultados exibidos serão ordenados de acordo com a proximidade entre os usuários.

Será possível, por exemplo, buscar uma pessoa a partir de algumas informações, como “Márcia amiga de Flávia que gosta de Ivete Sangalo”. Ao buscar por fotos, como “fotos de meus amigos na Índia”, a exibição será feita a partir daquelas com mais curtidas e compartilhamentos. A busca permitirá ainda encontrar informações em fan pages, como “músicas curtidas por médicos” ou “séries de TV curtidas por meus amigos”.

A promessa da ferramenta é propagar a informação e a união dos mais de 1 bilhão de pessoas, 240 bilhões de fotos e 1 trilhão de conexões na rede social. E se apenas a busca interna não resultar naquilo que o usuário procura, há uma parceria com o site de buscas Bing, que possibilitará também as buscas externas.

Entretanto, nem todos os usuários serão obrigados a utilizar ou ser encontrados a partir da Busca Social. Haverá a possibilidade de revisar as informações a serem disponibilizadas, bem como escolher aquilo que poderá ou não ser listado em uma busca.

Ainda em fase beta, a ferramenta levará algum tempo para ser liberada para testes, mas os interessados já podem se cadastrar para receber as novidades e informações sobre a disponibilidade do serviço.

Veja também: Facebook libera mais um aplicativo para Android.

Pin It

4 Respostas para Nova ferramenta de buscas do Facebook

  1. Pingback: Redes sociais com potencial para 2013 | Magic Blog

  2. Pingback: BBB: como bloqueá-lo no Twitter e no Facebook | Magic Blog

  3. Pingback: Facebook lança cartão de presentes | Magic Blog

  4. Pingback: Google+ e Facebook: duelo de titãs - Magic Blog | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *