Suas curtidas no Facebook dizem muito sobre você

like-facebook

Sem saber, ao curtir fotos e publicações no Facebook, você está tornando públicas suas preferências, crenças e até mesmo sua sexualidade. Em um estudo de cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, em parceria com o Microsoft Research, divisão de pesquisas da Microsoft, um algoritmo foi desenvolvido para usar as opções “Curtir” da rede social para traçar perfis de personalidade.

Dados como raça, idade, QI, identificação de usuários de drogas, entre outros, foram analisados a partir dos algoritmos e revelaram com certa precisão algumas informações sobre os usuários analisados. Homens e mulheres puderam ser diferenciados em 88% dos casos e afro-americanos e brancos em 95% deles, de acordo com as publicações que curtiram.

Apesar de as análises serem muito interessantes em questão de estratégias de mídia e propaganda, David Stillwell, coautor da pesquisa, diz que essas informações podem acabar revelando coisas sobre a vida dos usuários de redes sociais que talvez sejam perigosas e ultrapassem a barreira da segurança digital, mesmo sem parecer.

Entretanto, Stillwell explica que, mesmo que nesse estudo os dados do Facebook tenham sido analisados, pesquisas semelhantes poderiam desvendar o mesmo sobre qualquer pessoa apenas analisando outros dados digitais, como buscas na internet, e-mails, telefonemas, etc.

Uma versão mais curta e simplificada do estudo foi desenvolvida e colocada à disposição para que qualquer um possa julgar o próprio perfil. Para saber como você se mostra para o mundo tendo como base aquilo que você curte na rede social, acesse www.youarewhatyoulike.com e faça o teste. Mas lembre-se sempre de nunca expor demais sua vida pessoal na internet, pois isso pode ser extremamente perigoso.

Veja também: Classificados de empregos no Facebook.

Pin It

Uma resposta para Suas curtidas no Facebook dizem muito sobre você

  1. Pingback: Coisas que seriam diferentes se o Facebook não existisse - Magic Blog | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *