5 dicas para não se queimar nas redes sociais

5 dicas para não se queimar nas redes sociais

É possível que alguns dos seus perfis em redes sociais datem da época em que você transitava entre a adolescência e a vida adulta, ou seu e-mail continha apelidos, diminutivos e letras duplicadas. “Kamilinhaas” e “Htinhas =^.^=” eram típicos nick names do início dos anos 2000. Mas, esses usuários cresceram, e hoje, provavelmente, se tornaram profissionais que ainda usam as mídias sociais, ou deixaram rastros pelo Google.

Com ajuda da especialista em marketing Heidi Cohen, elencamos cinco dicas básicas para quem usa a web com fins pessoais e profissionais.

A internet tem memória, muita

5 dicas para não se queimar nas redes sociais

O que pode ser extremamente engraçado hoje, amanhã pode te deixar em maus lençóis. A web não perdoa! Vídeos, fotos e textos podem ser recuperados anos depois, e se divulgados novamente, gerar grandes constrangimentos. Tire um tempo para deletar o seu antigo Fotolog, MySpace ou blog onde você só postava abobrinhas de criança.

É cada vez mais comum contratadores fazerem uma varredura on-line antes de convocarem candidatos para uma entrevista, uma foto de 10 anos atrás no seu Flogão definitivamente não é a imagem que você quer passar.

Meça as consequências

No seu Twitter e Facebook você pode postar o que quiser, mas é importante analisar muito bem, para saber o que vale a pena ou não. Envolver-se em assuntos polêmicos pode não ser uma decisão sábia. Não podemos prever a interpretação que as pessoas terão de suas publicações, isso sem mencionar os haters, que estão ali esperando você dar bobeira para entrar em ação. De acordo com Heidi, “A melhor coisa que você disse é aquilo que você jamais falou. Não alimente os trolls”.

Quem é você?

Qual é o seu objetivo em determinada rede social? Se você usa o Facebook, por exemplo, para buscar conexões profissionais, invista em um texto abrangente sobre sua carreira e experiência para colocar na sua biografia. Use palavras-chaves que o tornem fácil de ser encontrado, pense na forma como você gostaria de ser visto.

Se o seu perfil é estritamente pessoal, mantenha a lei da boa vizinhança, sem provocações ou muita acidez nos comentários. Algo muito comum é manter um perfil pessoal e de repente pessoas do trabalho começarem a te adicionar, separe-as por listas, para que você consiga filtrar os posts que aparecem para elas.

Você é o que você compartilha

5 dicas para não se queimar nas redes sociais

Suas redes sociais são uma vitrine de quem você realmente é, tenha sempre em mente a imagem que você almeja e aja com coerência. Como profissional, procure engajar-se e divulgue para a sua comunidade conteúdos relacionados a sua área, mantenha-se sempre bem-informado.

Já no perfil pessoal, alguns usuários fazem de suas redes um retrato detalhado de suas vidas, outros são discretos e preferem preservar a imagem de seus companheiros ou de crianças, isso é uma escolha individual. Em relação à publicação de fotos de crianças e menores de idade, sugerimos a leitura de um texto que foi publicado aqui no Magic Blog, “11 fotos dos seus filhos que você não deve publicar”.

Persona versus pessoal

O conceito de persona é muito utilizado em estratégias de marketing digital e off-line, ele visa definir um público-alvo para campanhas ou lançamento de marcas. Nas redes sociais, podemos construir uma persona para que seus objetivos profissionais sejam alcançados com êxito, com ajuda de um questionário do site Resultados Digitais, adaptamos algumas perguntas para que você consiga traçar o perfil ideal para seu comportamento na web:

  • Quem é o seu potencial seguidor ou amigo?
  • Que tipo de assunto interessa a essas pessoas?
  • Quais são as atividades mais comuns dessa comunidade?
  • Que tipos de veículos consomem?
  • Quem influencia suas decisões?

É muito importante separar objetivos de suas escolhas e opiniões pessoais. Em muitas situações é quase incontrolável o desejo de soltar os cachorros e se posicionar, mas, vale a pena? Na maioria das vezes, não.

Veja também: Bê-á-bá do empreendedorismo: como começar?

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *