Por que compartilhamos?

Por que compartilhamos? - Magic Web DesignPor que as pessoas compartilham informações, vídeos, músicas e textos nas redes sociais? Será que é verdade que nós somos o que compartilhamos e que o conteúdo define a nossa personalidade?

O New York Times, em parceria com a Latitude Research – empresa especializada em pesquisas de mercado – fez uma pesquisa quantitativa para responder essas questões.

No total, 2.500 participantes heavy-users de internet participaram.  94% dos usuários, antes de compartilhar algo, consideram cuidadosamente se a informação será útil para o receptor. Já 49% levam em consideração se a informação publicada pode mudar a opinião ou incentivar uma ação prática por parte do receptor.

A pesquisa ainda mostrou que 78% dos entrevistados compartilham informações para manter contato com algumas pessoas com quem, fora da web, não têm um relacionamento e 68% dão “share” em um conteúdo com a intenção de mostrarem quem são e com o que se importam.

Já 84% compartilham porque é uma maneira de apoiar causas ou questões que acham relevantes. Ultimamente, por exemplo, o Big Brother Brasil tem ganhado espaço feed do Facebook de muita gente. Causas mais nobres, como o repúdio à violência da polícia no desocupamento do Pinheirinho,  em São José dos Campos (SP), também devem ter aparecido na sua rede.

 

Angel Anderson, uma americana que trabalha com mídia on-line, deu uma palestra sobre o tema “Why People Share” no Ignite Boulder, evento em que diversas pessoas podem fazer rápidas apresentações sobre determinados assuntos, e enumerou três principais motivos:

1 – Para se vangloriar

Quando a intenção do compartilhamento é que o mundo veja quem somos e o que fazemos, para que assim nos achem incríveis. Alguns exemplos são o compartilhamento de fotos de viagens, novas aquisições, livros que estamos lendo e filmes que estamos assistindo. Além de se vangloriar, os usuários acreditam que a informação pode ser útil para os seus seguidores.

2 – Para reclamar

É muito comum acompanharmos em redes sociais reclamações sobre o clima, falta de tempo, sono, preguiça, dentre outros.

3 – Para pedir ajuda

É basicamente o compartilhamento de “desgraças”, quando o usuário expressa a sua fragilidade e angústia, aguardando comentários de motivação e encorajamento.

Veja o vídeo!

E você, por que compartilha?

Veja também: Nova Timeline do Facebook promete expor ainda mais a sua vida

Pin It

4 Respostas para Por que compartilhamos?

  1. Pingback: As redes sociais também no Google Analytics - Magic Web Design - Magic Blog

  2. Pingback: A estratégia do Tumblr para o Brasil - Magic Blog

  3. Pingback: O que é social business? - Magic Web Design - Magic Blog

  4. Pingback: Desafios para o Facebook após IPO - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *