Um panorama do mercado mobile brasileiro

Já existem 25 milhões de smartphones no Brasil

Uma pesquisa divulgada pelo Ipsos Media CT, feita em parceria com o Google e outras duas empresas, mostrou que o Brasil já possui 27 milhões de usuários de smartphone (ou 14% da população). Só para efeito de comparação, a Alemanha possui 24 milhões de usuários e a França, 25.

Além disso, a pesquisa trouxe dados interessantes para as empresas sobre os hábitos dos usuários de smartphones:

– Internet: 73% dos usuários de smartphone acessam a internet todos os dias através do dispositivo;

– Mapas: 88% desses usuários procuram informações locais e 92% tomam decisões em decorrência dessa busca;

– Compras: o smartphone se tornou essencial na busca por informações de compra. Dos consumidores, 80% pesquisam informações sobre um produto ou serviço no celular;

– Anúncios: 94% dos usuários veem anúncios no smartphone. Além disso, 75% dos usuários realizam uma busca no celular após ver uma campanha off-line.

As redes sociais e vídeos se mostram muito importantes para quem tem smartphone, já que 75% assiste a vídeos e 88% acessa as redes – desses, 53% o fazem todos os dias.

Hábitos de uso

A maioria desses usuários (73%) não sai sem seu smartphone, que também é usado em casa (96%), no trabalho (82%), em restaurantes (69%), lojas (66%), no trânsito (64%), dentre outros. Esses números mostram diversas oportunidades de impactar o consumidor em vários momentos, com campanhas focadas de acordo com a situação em que ele se encontra.

Muitos usuários usam o smartphone enquanto executam outras tarefas, como ouvir música (83%), assistir à TV (46%) e assistir a filmes (29%).

Informações locais

A busca por informações locais também é um hábito desses usuários. Segundo a pesquisa, 88% já procuram esse tipo de informação. Dentre esses, 63% entram em contato com a empresa, 66% a visitam e 55% fazem uma compra, demonstrando que eles não somente buscam uma informação, mas também tomam algum tipo de atitude.

Compras

O aparelho também é a principal companhia dos usuários de smartphone nas compras, pois 31% deles levam o dispositivo para comparar preços e se informarem sobre os produtos, e 30% já mudaram de ideia sobre a compra ou serviço on-line com base nas informações coletadas através do aparelho. A pesquisa indica ainda que muitos usuários iniciam a pesquisa no smartphone para depois efetuarem a compra em outro meio: 45% realizam a compra no computador e 30% na loja física.

A compra através do smartphone também já é um hábito para 66% deles, que fazem ao menos uma por mês através do aparelho. Dentre aqueles que não fizeram uma compra pelo celular, a principal barreira é sensação de falta de segurança. Para 15%, a compra pelo celular é muito complicada. Apesar disso, 33% esperam fazer compras por esse meio no futuro.

Futuro

Enquanto a pesquisa do Ipsos indica que existem 27 milhões de usuários de smartphone no Brasil, o último dado oficial da Anatel indica que no Brasil há mais de 250 milhões de linhas móveis ativas, mostrando que ainda há um grande futuro para o mobile no Brasil.

Veja também: Os smartphones e o social mobile

Pin It

5 Respostas para Um panorama do mercado mobile brasileiro

  1. Pingback: Axis, o novo buscador do Yahoo - Magic Blog

  2. Pingback: Sony desenvolve tela imune a reflexos - Magic Blog

  3. Pingback: Wearable computers: o futuro dos computadores - Magic Blog

  4. Pingback: O Android e a soberania do Google - Magic BlogMagic Blog

  5. Pingback: Aplicativos para a Copa do Mundo | Magic Blog | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *