Pagamento mobile se destacando entre consumidores

pagamento-mobile-se-destacando-entre-consumidores

Comodidade e facilidade são características que cada vez mais pessoas buscam, e o meio virtual tem se especializado em oferecer isso aos usuários. A tecnologia m-commerce é um exemplo de que mais e mais recursos são disponibilizados para oferecer aos usuários melhores experiências de compra.

Segundo Adolfo Melito, presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da FecomercioSP,  a possibilidade de realizar pagamentos por meio de smartphones é tendência: “As vantagens do uso de aparelhos para pagamentos são interatividade, mobilidade e conveniência para o usuário”. Prova disso é a facilidade com que as empresas desenvolvedoras de tecnologias móveis vêm criando possibilidades para facilitar a visualização, a compra e o pagamento de produtos no ambiente on-line. Nas últimas semanas foi aprovada pela Câmara dos Deputados a Medida 615, que regulamenta o sistema de pagamento de contas por meio de celulares e tablets para pessoas que não possuem contas bancárias.

Apelidada de “bancarização”, a medida permite que 39% da população brasileira, que está atualmente fora do sistema bancário, obtenha crédito, faça compras e realize todas as movimentações necessárias com o novo método. Esse tipo de pagamento é feito por meio de carteiras eletrônicas, cartões virtuais, soluções de pagamento in-app e sistemas de faturamento direto, que essencialmente realizam pagamentos por meio de contas telefônicas.

  • Estimativas

De acordo com estudo sobre m-commerce na América Latina realizado pela Ericsson, 30% dos brasileiros já realizaram pagamento de contas via celular. Segundo o Gartner Group, para o mundo inteiro a estimativa é de que os pagamentos móveis atinjam um total de 235 bilhões de dólares neste ano, 44% a mais que em 2012, quando 163 bilhões de dólares foram contabilizados por meio dos pagamentos móveis. Já o número de usuários que utilizam essa ferramenta tende a chegar a 245 milhões, contra os 201 milhões do ano passado.

  • Formas para pagamento

As peculiaridades de realizar pagamentos via PayPal, PagSeguro e outros sites intermediários de pagamento pelo celular, entretanto, não são tão diferentes de fazê-lo pelo desktop, por exemplo. No smartphone é possível gerar boletos que podem ser pagos rapidamente através do Mobile Banking, assim como no PC através do Internet Banking, facilitando a vida de usuários que preferem manter no celular todos as etapas da compra. No momento de efetivar o pagamento de uma compra realizada por um dispositivo móvel, o usuário é encaminhado para o site do provedor de pagamento on-line escolhido, para que lá informe os dados de acesso e finalize a compra.

  • Um possível novo caminho

Algumas operadoras de telefonia celular já lançaram serviços de pagamento por meio de smartphone. É o caso da Oi com o “Oi Carteira”, o cartão pré-pago que possibilita ao usuário realizar compras em estabelecimentos credenciados, transferência de dinheiro, recarga de crédito e até mesmo saques em terminais do Banco do Brasil, parceiro da operadora. Nesses casos, o valor da compra é descontado na conta telefônica vinculada ao smartphone utilizado para a transação.

Eis aí um desafio para os bancos: todo o cartel que as instituições financeiras montaram ao longo dos anos encontra-se ameaçado por esse novo método de pagamento. Um ponto a favor é a credibilidade que têm em relação aos clientes, o que as operadoras telefônicas até agora não conquistaram. Ainda de acordo com a pesquisa da Ericsson, 50% das pessoas entrevistadas acham que os serviços de pagamento devem ser oferecidos pelos bancos; 21% preferem as empresas de cartão de crédito; e só 14% indicam as operadoras. Portanto, para bancos e demais instituições financeiras o momento pode ser visto como de oportunidade e inovação.

Veja também: Login social como ferramenta de e-commerce.

——————————————————————————————-

Para garantir a segurança no e-commerce, a Venda a Jato, empresa do grupo Rede Magic, tem mais de seis anos de experiência e credibilidade no mercado de vendas on-line e oferece uma plataforma própria para comércio eletrônico e lojas virtuais, com custo acessível e suporte técnico de qualidade. Trabalha com as mais seguras formas de pagamento e possibilita ativação imediata, com e-commerce rápido, fácil e seguro.

http://www.vendaajato.com/

Pin It

4 Respostas para Pagamento mobile se destacando entre consumidores

  1. Pingback: O aumento de poder de consumo da classe C - Magic Blog | Magic Blog

  2. Pingback: Apps derrubam o uso de táxi nos EUA - Magic Blog

  3. Pingback: Todos os seus cartões em apenas um dispositivo! - Magic Blog - Magic Blog

  4. Pingback: uBeam, um sistema eficiente de recarga sem fio - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *