A origem do nome de algumas empresas de tecnologia

origem-nome-empresas-tecnologia

Você já se perguntou como surgiu o nome das empresas de tecnologia e dos produtos desenvolvidos por elas? Às vezes aparece naturalmente, às vezes é imposto por uma situação e eventualmente é fruto de ótimas ideias. Confira a história por trás de alguns dos maiores e menos óbvios nomes do mercado:

Apple

Hoje uma das maiores do mundo, a empresa de eletrônicos criada por Steve Jobs e Steve Wozniak recebeu esse nome da maneira muito casual. Enquanto pensava em como nomear a recém-criada companhia, Jobs visitou uma fazenda de maçãs e, ao voltar, sugeriu “Apple Computer”, que, além de ser um nome divertido, espirituoso e não intimidante (o oposto dos concorrentes da época, como a IBM), colocaria a empresa à frente da Atari na lista telefônica.

Bluetooth

Não tem nada a ver com azul ou com dente; o termo “Bluetooth” é, na verdade, uma homenagem a Harald Blåtand – em inglês Harold Bluetooth –, rei Viking da Dinamarca entre 958 e 970, conhecido por unificar as tribos norueguesas, suecas e dinamarquesas. Da mesma forma, o protocolo criado em parceria por empresas como IBM, Toshiba, Nokia, Intel, Microsoft e Motorola busca unir diferentes tecnologias, como telefones móveis e computadores, com uma conexão sem fios e de curto alcance.

Sony

A empresa originalmente se chamava Tokyo Tsushin Kogyo (Companhia de Engenharia e Telecomunicações de Tóquio), mas os fundadores sentiram que precisavam mudar o nome se quisessem competir com sucesso nos mercados pós-guerra desenvolvidos da Europa e dos Estados Unidos. Isso porque na época os produtos japoneses não eram bem vistos fora do país. Em uma tentativa de tornarem-se respeitáveis, os fundadores da empresa escolheram a palavra “Sony” como uma combinação do latim “sonus” (que significa “som”) e do coloquialismo comum americano “sonny-boy” (algo como “garotinho”).

Yahoo!

A empresa começou como um hobby dos candidatos a Ph.D da Universidade de Stanford, David Filo e Jerry Yang, que mantinham uma lista com os sites favoritos dos dois. A lista cresceu, com diversas categorias e subcategorias, fazendo que a dupla percebesse que poderia oferecer com ela um serviço útil para os primeiros internautas, apelidado originalmente de “Guia do David e Jerry para a World Wide Web“. A inspiração inicial para a designação “Yahoo” veio do povo de mesmo nome, rude e imperfeito (mas de bom coração), inventado por Jonathan Swift na obra As viagens de Gulliver, mas posteriormente foi criado o acrônimo “Yet Another Hierarchical Officious Oracle” (algo como “outro oráculo oficioso hierárquico”) para explicar o nome.

Nokia

À primeira vista a palavra pode até parecer japonesa, mas a Nokia é finlandesa e o nome tem tudo a ver com isso. Muito antes de tornar-se uma das primeiras fabricantes de telefones celulares do mundo, a história da empresa começou em 1965 em uma fábrica de papel. Construída perto da cidade de Nokia (cerca de 100 km a noroeste da capital da Finlândia, Helsinque), a companhia adotou o nome do local em 1871, quando se tornou pública.

eBay

Com quase 20 anos de idade, o eBay nasceu em um tempo no qual “e” era um prefixo usado para indicar todas as coisas “eletrônicas“. O surpreendente, entretanto, é que a origem do nome nada tem a ver com vendas on-line. A ideia original de Pierre Omidyar, criador do site, era chamá-lo de “Echo Bay” (traduzido livremente como “Baía do Eco”). Como o domínio echobay.com já existia, ele precisou encurtar, o que determinou a nova nomenclatura.

Google

Em 1997 alguns estudantes da Universidade de Stanford estavam ajudando Larry Page a escolher um nome para o buscador que ele estava criando. Sean Anderson, um deles, sugeriu o nome “Googolplex“, termo matemático que refletia a vastidão quase inimaginável da web. Um googolplex é dez elevado a um googol, que por sua vez é dez elevado a cem, ou seja: o dígito 1 seguido de mil zeros. Page achou que Googol já era bom o suficiente e esse seria o nome do site. A mudança na escrita, por sua vez, foi fruto de um erro acidental de Sean, que soletrou a palavra de forma errada.

Veja também: Como acompanhar o crescimento da tecnologia mobile.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para A origem do nome de algumas empresas de tecnologia

  1. Pingback: Apps derrubam o uso de táxi nos EUA - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *