O real valor dos trending topics

O real valor dos trending topics - Magic Web Design

Na Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil, Mauricio Cid, blogueiro à frente do Não Salvo, foi desafiado a falar sobre como as notícias falsas são criadas na internet. Deixando de lado o discurso, ele resolveu mostrar na prática. Em poucos minutos – com a ajuda de alguns colegas – conseguiu colocar a hashtag #RIPseubarriga no TT’s do Twitter.

A mentira criada por Cid – e outras, como a morte do David Guetta – coloca em discussão o real valor dos trending topics. Se é possível manipular o que vai ser discutido, a afirmação da rede, dizendo que os TT’s “ajudam as pessoas a descobrir quais são ‘as últimas histórias’ ao redor do mundo”, não estaria um pouco equivocada?

TT’s orgânicos e artificiais

Segundo a jornalista e professora Raquel Recuero, que vem desenvolvendo pesquisas sobre o comportamento dos usuários no Twitter, há dois tipos de TT’s: os orgânicos e os artificiais.

Os orgânicos surgem a partir de um “problema” real que afeta certos grupos. Por exemplo: a hashtag #compreimagazineluizanãoentregou, criada por uma consumidora insatisfeita com a loja, repercutiu na rede social porque diversos outros usuários tiveram o mesmo problema que ela.

Esse, portanto, é um exemplo que mostra a força da atuação de grupos dentro da rede social. Usuários com o mesmo problema se engajaram em uma causa e, indiretamente, fizeram um “pacto coletivo” em prol de uma resolução.

Já no caso dos artificiais, como foi o #RIPseubarriga, o processo é diferente. Há grupos formados por gatekeepers – pessoas que influenciam as outras – que “trabalham” para que certos assuntos cheguem aos TT’s.

Perigo

O perigo dos TT’s artificiais reside no fato de que o Twitter está deixando de ser um espaço relevante, que mostra o que está sendo discutido no mundo, para ser “manobrado” por grupos com outros interesses – comerciais, por exemplo.

Levando isso em conta, o Twitter pode estar perdendo seu papel de rede informativa para virar uma vitrine cheia de propagandas.

Qual é a sua opinião a respeito disso?

Veja também: CEO do Twitter diz que há edição nos Trending Topics

Pin It

Uma resposta para O real valor dos trending topics

  1. Pingback: Panicat Babi Rossi fica careca ao vivo no Pânico na Band - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *