O que é social business?

O que é social business? - Magic Web Design

Você já ouviu falar ou leu sobre social business? Essa “modalidade de negócios”, que já foi posta em prática em grandes companhias, como a IBM, pode modificar costumes empresariais que até então eram rotina.

Mas, afinal, o que é exatamente isso? De uma maneira simples, social business significa levar para dentro da empresa o que você faz normalmente na web: se relacionar por meio de redes.

Só que há uma diferença. Enquanto você, na sua casa, entra no Facebook para falar com seu amigo sobre o final de semana, na empresa você se relacionaria com outros – clientes, colaboradores, fornecedores, etc – em busca da solução de algum problema.

Ou seja: social business é a capacidade de uma empresa de produzir, gerar e compartilhar conhecimento, sempre visando acelerar os processos internos e se aproximar de clientes e fornecedores.

O exemplo da IBM

A IBM, desde 2001, tem uma “plataforma” chamada Jam. A partir dela, a empresa reúne diversos colaboradores e especialistas espalhados pelo mundo em busca de soluções.

Em 2004, por exemplo, em uma das reuniões, que são chamadas de WorldJam, 191 novas ideias surgiram. Dessas, pelo menos 35 foram usadas pela gerência.

Dois anos depois, em outro encontro, a IBM reuniu 150 mil pessoas – de 104 países diferentes – e 67 clientes. Do debate de ideias e sugestões, a empresa lançou 10 novos negócios, com investimento de 100 milhões de dólares.

Consolidação

As empresas, agora, precisam entender que essa é uma tendência que veio para ficar. O telefone, por exemplo, quando entrou no ambiente corporativo, deixou os empresários afoitos. Eles diziam que a nova tecnologia atrapalharia o serviço. Hoje, não vivemos sem o telefone, certo?

Segundo a agência Global Dawn, especializada em implantar sistemas de social business nas empresas, 2012 será o ano dessa nova modalidade de serviço.

E vocês, estão preparados para essa mudança?

Veja também: Por que compartilhamos?

Pin It

3 Respostas para O que é social business?

  1. Pingback: Smartphones e o social mobile - Magic Web Design - Magic Blog

  2. Pingback: O que é netnografia? - Magic Blog

  3. Pingback: As redes sociais também no Google Analytics - Magic Web Design - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *