O que é netnografia?

O que é netnografia? - Magic Web Design

Você sabe o que é netnografia? Não? Pois esse conceito, que aos poucos vem se difundindo no mercado de marketing digital, tem ganhado grandes empresas como Coca-Cola, Johnson&Johnson, Fleischmann – marca de fermento para pães e bolos – e outras.

A netnografia vem de etnografia, uma área da antropologia que estuda o comportamento humano. Sabe aqueles cientistas que viajam para um lugar distante com a intenção de estudar o comportamento de determinada tribo? É isso.

Só que na netnografia o objeto de pesquisa é o ser virtual, ou seja: você. Diferente das pesquisas de marketing – entrevistas, focus group e outras um tanto intrusivas -, a netnografia mostra exatamente como determinada pessoa é e se comporta a respeito de determinado assunto.

A Coca-cola já usou essa técnica. Através de pesquisas na internet a empresa conseguiu verificar que tipo de música atraía mais seus consumidores da linha Zero. Resultado? Estreitamento de relacionamento. A Johnson&Johnson conseguiu verificar quais produtos seriam melhor recebidos pelas mamães. Resultado? Aumento das vendas.

Mas como fazer uma pesquisa desse porte?

Pesquisas de etnografia levam em conta a interação entre os usuários. A Fleischmann, por exemplo, após verificar as menções e as interações a respeito da marca, percebeu que boa parte dos seus consumidores eram jovens. O interassente é que não havia nenhuma comunicação para esse tipo de público.

Depois dessa constatação, a empresa resolveu expandir seus negócios na área digital, “espaço” em que a maioria dos adolescentes passa boa parte do seu dia.

Essa é mais uma alternativa que pode colaborar no planejamento de campanhas de marketing digital. Afinal, conhecer exatamente o que seu público quer é essencial para um bom resultado.

Veja também: O que é social business

Pin It

Uma resposta para O que é netnografia?

  1. Pingback: A netnografia para pequenas empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *