Novo YouTube, ainda mais parecido com a TV

 Novo YouTube, ainda mais parecido com a TV - Magic Web Design

Existem milhares de redes sociais espalhadas pela internet. Algumas são exclusivas para pessoas bonitas, outras feitas para os adeptos da traição e há aquelas generalistas, focadas na grande massa. Por ser tão vasto esse mundo, é comum as redes se “reinventarem”. Neste ano, o Orkut passou por mudanças – que não deram certo –; o Facebook mudou completamente a timeline do usuário, deixando algumas pessoas felizes, como Mark Zuckerberg, que chorou de emoção quando divulgou a novidade, e outras “p” da vida; e agora, perto da vinda do Papai Noel, foi a vez do YouTube.

A maior rede social de vídeos on-line divulgou recentemente diversas mudanças, tanto em seu layout como na forma de navegação.  Ao entrar na página inicial do YouTube, o usuário percebe que no lado esquerdo existe uma nova coluna feita para organizar os vídeos por meio de categorias. Há, por exemplo, as subdivisões “Em Alta”, “Popular”, “Humor” ou “Entretenimento e Esporte”. Ou seja: ficou mais fácil encontrar um vídeo.

Isso é bom?

Muita gente gostou da atualização da rede, mas outras, como blogueiros e heavy users, detestaram. Por quê? Porque agora vai ser mai difícil publicar um vídeo qualquer no YouTube. Antes da mudança a sua filha que diz palavras bonitinhas, como a menina Isabela, ou seus filhos, que lutam taekwondo de uma forma superfofa, poderiam ganhar facilmente um destaque na página inicial da rede. Mas, agora, a preferência será das grandes empresas que fecharam parceria com o YouTube.

YouTube está mais comercial?

Sim, está mais comercial e já estava na hora de se “reinventar”. Afinal, sempre foi um fracasso no quesito “lucro”. Em 2010, por exemplo, a rede ainda não tinha achado um jeito de faturar com os vídeos. Aos poucos, isso tem mudado. Agora, por exemplo, há o First Watch, plataforma que exibe anúncios publicitários antes dos vídeos. Na pauta da equipe de Eric Smith está a seguinte discussão: como gerar receita por meio da quantidade de visualizações?

Só para efeito de comparação: o Facebook, neste ano, deve bater a receita de US$ 1,3 bilhão em publicidade. Entre 2009 e 2011, o site cresceu 165% nos Estados Unidos e 325% fora dele. O YouTube, em 2010, arrecadou “apenas” US$ 700 milhões, mesmo segundo o segundo site mais visitado do mundo.

Programação de TV?

A mudança do YouTube, além de visar lucro,  quer dar ao usuário uma experiência diferenciada.  Segundo a rede social, a ideia não é parecer a TV, mas sim ser uma “nova TV”. Por isso, a programação está mais organizada.

E você, o que achou das mudanças?

Veja o canal da Magic Web Design no YouTube!

Pin It

9 Respostas para Novo YouTube, ainda mais parecido com a TV

  1. Pingback: SOPA e PIPA, uma revolução na internet - Magic Web Design | Magic Blog

  2. Pingback: Nova política de privacidade do Google entra em vigor - Magic Blog | Magic Blog

  3. Pingback: Kony 2012: conheça Joseph Kony - Magic Web Design | Magic Blog

  4. Pingback: YouTube modifica ferramenta de edição - Magic Web Design - Magic Blog

  5. Pingback: Novos números do YouTube - Magic Blog

  6. Pingback: YouTube e o conteúdo jornalístico - Magic Blog

  7. Pingback: Gangnam Style: entenda o viral - Magic BlogMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *