Novo Flickr: amado ou odiado?

novo-flickr

Ainda buscando se reerguer na indústria da web e depois de ter investido US$ 1,1 bilhão na compra do Tumblr, o Yahoo! resolveu, há algumas semanas, mudar o visual do Flickr, site que hospeda e partilha imagens fotográficas, sendo considerado a maior rede social de interação entre fotógrafos e apaixonados por fotografia. A batalha agora é para reviver o Flickr e fazê-lo a voltar a ser a principal referência na área, deixando para trás Facebook, 500px e, principalmente, Instagram.

Entre as novas mudanças está o enorme aumento na capacidade de armazenamento, oferecendo 1 TB de espaço livre. Em um cálculo rápido, considerando que cada imagem, em alta resolução, tem tamanho médio de 2 MB, percebe-se que agora é possível fazer upload de mais de 500 mil fotos por conta grátis.

A mudança mais drástica talvez tenha sido a nova apresentação da home, com fotos maiores, sem espaços em branco entre as fotos e uma limpeza completa nas informações desnecessárias que apareciam antes, como contatos, grupos e outras coisas. Ao buscar as fotos mais recentes dos contatos, as favoritas e as top do site em “Explorar“, a nova visualização permite fotos maiores, sem espaços que tiram a atenção do usuário e estragam as imagens e a barra de rolagem fica “infinita“, o que facilita a leitura das fotos e não deixa a página carregando por muito tempo. Além disso, assim como na home, quanto maior o monitor, mais fotos podem ser visualizadas por tela.

nova-home-flickr (2)

Algumas mudanças também afetaram a grande diferença que havia entre as contas Pro e as grátis, mas certas regalias permaneceram iguais, como a possibilidade de os pagantes não precisarem visualizar propagandas entre as fotos, apenas na página inicial. Mas a grande vantagem é que agora todos os assinantes têm disponível o gráfico de stats da conta, e não apenas os premium, como antigamente; isso permite acompanhar o número de visualizações e menções das imagens, o que é importante para saber como está a movimentação de visitantes da conta. Outra exclusividade antes paga e agora liberada para as contas grátis é a possibilidade de separar os álbuns em “Coleções“, sendo mais uma forma de organização da galeria e da conta.

Serviços premium e grátis no novo Flickr

[table caption=”Serviços premium e grátis no novo Flickr” width=”550″ colwidth=”20|100|50″ colalign=”left|left|center|center|left|right”]

Serviço, Grátis, Sem anúncios, Doublr

Preço por ano (US$), 0, 49.99, 499.99

Armazenamento, 1 TB, 1 TB, 2 TB

Vídeos de até três minutos, Sim, Sim, Sim

Upload de fotos de até 200 MB, Sim, Sim, Sim

Anúncio durante a navegação, Sim, Não, Não

Coleções, Sim, Sim, Sim

Gráfico de stats, Sim, Sim, Sim

[/table]

Sites especializados, como PCMAG, disseram que as inovações do Flickr foram ótimas e oferecem aos usuários diversas ferramentas interessantes, assim como muitos usuários que elogiaram a nova interface e defenderam que ela pode trazer novos interessados e reconquistar os usuários que estão um pouco distantes.

Entretanto, todas essas mudanças parecem não ter alcançado o objetivo proposto, de agradar os usuários e facilitar a utilização de todas as ferramentas. O que o Yahoo! recebeu em troca do upgrade foi apenas um monte de reclamações e impressões ruins, principalmente quanto ao layout da página inicial. Alguns dias após a mudança, houve ainda outro entrave: o site chegou a ficar mais de seis horas fora do ar em alguns lugares, o que causou ainda mais revolta nos usuários, que reclamaram muito da demora para que as imagens fossem carregadas e de como o visual ficou poluído com as fotos em tamanhos maiores.

Mesmo que seja bastante normal que uma parcela dos envolvidos em qualquer mudança não aprove as novidades, o número de reclamações no fórum da empresa foi muito maior que o esperado, inclusive com muitas pessoas pedindo a oportunidade de voltar a usar o layout antigo do Flickr. Alguns foram até mais drásticos e ameaçaram cancelar contas pagas caso os problemas não fossem resolvidos.

Será esse mais um sinal de que as coisas não vão tão bem para o Yahoo!, depois de também perder muitos usuários do Tumblr? Confira todas as mudanças acessando o Flickr da Magic.

Veja também: Brasileiros são os que mais usam internet na América Latina.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Novo Flickr: amado ou odiado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *