Nova política de privacidade do Google entra em vigor

Nova política de privacidade do Google entra em vigor

A “nova” política de privacidade do Google, que começou a valer no dia 1º de março, vem causando burburinhos na web. De um lado, Estado e sociedade afirmam que a mudança é uma invasão de privacidade; de outro a empresa, controlada por Larry Page, diz que as alterações vão dar uma experiência “simples e intuitiva” para os usuários e facilitar suas vidas on-line.

Levando em conta essas discussões, o blog da Magic vai analisar esse assunto. Afinal, vai ser melhor para os usuários? Vai dar mais lucros para a empresa? Qual é o real objetivo dessa mudança?

O que o usuário ganha?

Como a própria empresa diz, a experiência do usuário vai sim ser mais simples e intuitiva. Isso porque as políticas de privacidade dos 60 produtos do Google agora são unificadas. Ou seja: as regras do Google Plus são as mesmas para Gmail e YouTube, por exemplo.

O que o usuário perde?

A privacidade. Isso porque o Google poderá coletar diversas informações do usuário, seja por meio dos registros feitos em seus serviços ou através das buscas.

Coletamos informações para fornecer serviços melhores a todos nossos usuários – desde descobrir coisas básicas, como o idioma que você fala, até coisas mais complexas, como os anúncios que você achará mais úteis ou as pessoas on-line que são mais importantes para você” – Google.

De acordo com a nova política de privacidade o Google vai poder identificar detalhes como o que você costuma buscar na web, por onde você busca – celular, notebook, PC, etc. –, qual seu endereço de IP e navegador que utiliza e até sua localização.

Nenhum órgão governamental no mundo – inclusive o FBI – tem essa quantidade de informações sobre os usuários. O que o Google fará com essas informações? Segundo a empresa, melhorar o serviço. Mas não precisa ser mágico para descobrir o real motivo, não é?

Vão te achar mais facilmente

Com as novas mudanças, os gostos das pessoas ao seu redor serão mais facilmente descobertos. Se algum amigo pesquisar seu nome na internet, tudo sobre você – do que você gosta, compartilhou, comentou, etc. – estará lá disponível.

E o “pânico” entre os internautas é por conta disso. É como se a vida fosse exposta na rede mundial de computadores.

Bom para as empresas

A mudança na política de privacidade do Google é positiva para as empresas. A publicidade no Google será mais “forte” que antes. Isso porque os anúncios serão mais refinados (segmentados).

Uma marca vai ter mais êxito em suas campanhas de links patrocinados ou até mesmo em seu trabalho de Search Engine Optimization (SEO), já que os resultados serão exibidos para um público cada vez mais segmentado, a partir da convergência de informações dos diversos serviços do Google.

Sem escapatória

Se você não quiser compartilhar suas informações com o Google, há uma única alternativa: não use os serviços da empresa, algo um tanto quanto difícil hoje em dia, não é?

Veja também: Você sabe pesquisar no Google?

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