Os grandes virais da internet

O marketing viral é uma das mais eficientes formas de divulgação de uma ideia. Trata-se de uma incrível disseminação de conteúdo, geralmente em forma de vídeo, que em pouco tempo se espelha pela internet, rompendo fronteiras regionais e até mesmo nacionais.

Além disso, em sua grande maioria, os custos dessa disseminação são praticamente zero. Por isso, muitas empresas vêm na estratégia uma fórmula quase que mágica de publicidade. E aí está o primeiro erro de quem pretende usar o marketing viral como estratégia comercial.

Em um debate sobre o tema, realizado no Programa 91 minutos, da Rádio 91 Rock, Antonio Borba falou sobre os grandes virais da internet, suas características e o que deve ser feito para que um vídeo realmente se espalhe pela internet.

Ouça o debate da 91 Rock:

 

 

O Diretor Executivo da Magic Web Design enfatizou que, em grande parte e em todo o mundo, os vídeos disseminados na rede possuem conteúdo fútil. Ainda assim, conseguem distrair quem os assiste, causando uma sensação de prazer e abstração da rotina. Segundo Borba, essas são as principais características de um vídeo viral.

Além disso, o conteúdo deve ser inusitado e simples, para que a mensagem seja facilmente compreendida. E, definitivamente, essa é uma tarefa difícil. “Se fosse fácil, todas as empresas lançariam virais e todo mundo faria sucesso na internet, o que obviamente não é possível”, comentou Antonio Borba. O principal é saber separar o que é o viral de origem espontânea, que as pessoas às vezes fazem por acaso e vira sucesso, e o que é um viral comercial, em que uma empresa deliberadamente faz uma produção viral para que o vídeo torne uma marca famosa. São dois conceitos distintos, com características bem diferentes.

Contrariando o que muitos acreditam, Borba complementou afirmando que o viral comercial tem um custo alto para as empresas. “O poder da marca, o poder divulgador e o dinheiro utilizado tornam mais fácil fazer um vídeo viral”, concluiu. Borba citou o vídeo da Coca-Cola – Máquina da Felicidade como um bom exemplo de publicidade com vídeo viral. Nele, pessoas comuns, em vários lugares do planeta, recebem presentes ao tentar retirar uma Coca-Cola em uma de suas máquinas de auto-atendimento.

Para Borba, as empresas precisam tomar muito cuidado ao optarem por uma publicidade viral. O ideal é que a divulgação do vídeo seja feita por uma empresa especializada em marketing digital, que possui estratégias não apenas de comunicação, mas também de engajamento dos clientes. Além disso, essas empresas são as mais capacitadas para fazer a divulgação do vídeo nas redes sociais corretas, inclusive reconhecendo os parceiros que podem agir como difusores do vídeo.

Confira abaixo alguns vídeos virais que foram levantados no debate:

Coca-Cola – Máquina da Felicidade

Menina cantando com o pai

Gordinho Zangief

http://www.youtube.com/watch?v=xcClyzoHTEQ

Felipe Neto – Não Faz Sentido! – Crepúsculo

Pin It

6 Respostas para Os grandes virais da internet

  1. Pingback: Por que a Banda Mais Bonita da Cidade faz tanto sucesso na internet? | Magic Blog

  2. Pingback: Debate sobre Marketing Viral na 91 Rock | Antonio Borba

  3. Pingback: Cuidados nas compras de Natal pela internet - Magic Web Design | Magic Blog

  4. Pingback: Panicat Babi Rossi fica careca ao vivo no Pânico na Band - Magic Blog

  5. Pingback: Carolina Dieckmann e a segurança na internet - Magic Blog

  6. Pingback: Virais empresariais de sucesso nos últimos tempos - Magic WebMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *