Mago da publicidade dá 10 dicas para escrever melhor

Mago da publicidade dá 10 dicas para escrever melhor

David Ogilvy é sem dúvida o nome mais relevante da publicidade mundial. Fundador da Ogilvy & Mather, foi reverenciado em 1962 na capa da revista Time, que o chamou de “mago da publicidade”.

Recentemente, a agência publicou um memorando enviado por Ogilvy aos seus funcionários em 7 de setembro de 1982, em que o criativo dá 10 dicas de como escrever melhor. A correspondência tinha como público principal os redatores publicitários, mas é surpreendente como os conselhos, de mais de 50 anos, continuam atuais, e ainda podem auxiliar profissionais de várias áreas.

 

 

Confira a tradução do comunicado que foi publicado no Twitter da agência:

Como escrever

Quanto melhor você escrever, mais longe irá na Ogilvy & Mather. Pessoas que pensam bem, escrevem bem.

Escrever bem não é um dom natural. Você precisa aprender a escrever. Aqui vão 10 dicas:

1. Leia o livro “Writing That Works”, de Kenneth Roman e Joel Raphaelson. Leia três vezes.

2. Escreva do jeito que você fala. Naturalmente.

3. Use palavras curtas, sentenças curtas, parágrafos curtos.

4. Nunca use jargões como “reconceituar” ou “desmassificação”. Eles são marcas de que você não passa de um pretensioso.

5. Nunca escreva mais de duas páginas sobre um mesmo assunto.

6. Confira a grafia.

7. Nunca mande uma carta ou um memorando no mesmo dia em que você o escreveu. Leia em voz alta no dia seguinte e então edite.

8. Se é alguma coisa importante, chame um colega para melhorar.

9. Tenha certeza de que a mensagem está clara para o seu leitor.

10. Se você quer ação, não escreva. Vá até a pessoa e diga o que quer.

Como vimos, as dicas podem ser facilmente aplicadas durante a redação de um e-mail corporativo, memorando ou até mesmo relatórios, podendo ser aproveitadas por profissionais de diversas áreas.

Quem foi David Ogilvy?

Nascido em 23 de junho de 1911, na Inglaterra, David chegou a ingressar na Universidade de Oxford, mas nunca se formou. Depois de abandonar o ensino superior, se mudou para Paris, onde trabalhou como cozinheiro no Hotel Majestic.

Depois de alguns anos, abandonou a carreira, voltou ao seu país natal e foi vender panelas e utensílios domésticos para a Aga Fogões. Na época, como um de seus melhores representantes, escreveu um guia para os vendedores da companhia, que foi considerado pela revista Fortune como “provavelmente o melhor manual de vendas já escrito”.

David Ogilvy

Em 1938, migrou para os Estados Unidos, e passou a trabalhar com pesquisas de consumo. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou junto ao Serviço de Inteligência da embaixada britânica em Washington, onde fez diversas análises de comportamento e chegou a fazer recomendações sobre a diplomacia e a segurança dos países aliados.

No Pós-Guerra, Ogilvy viveu entre os Amish, mas depois de vários anos admitiu que não era um bom fazendeiro, e voltou para Nova Iorque para assumir o escritório norte-americano da agência de publicidade Ogilvy, Benson & Mather, da qual era um dos sócios.

Mesmo nunca tendo trabalhado com publicidade, bastaram três anos para que ele conquistasse as maiores contas dos Estados Unidos, como Lever Brothers, General Foods, American Express e Shell, e se tornasse um dos melhores redatores publicitários da época.

Em 1965, fundiu a agência com a Mather & Crowther, formando a Ogilvy & Mather, e a transformando em uma das maiores e mais respeitadas empresas do mundo até hoje.

Leia também: 6 hábitos das pessoas inovadoras que nos tornam mais criativos

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Mago da publicidade dá 10 dicas para escrever melhor

  1. Pingback: Design Thinking: inspire-se nos designers - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *