Investimento publicitário na Internet ultrapassa verba da TV aberta nos EUA

publicidade-mobile

Os investimentos em publicidade na Internet estão batendo novos recordes a cada ano que passa. Em 2013, dados do Internet Advertising Bureau (IAB), divulgados pelo site brainstorm9, mostraram que, pela primeira vez, o investimento no meio digital superou a verba publicitária destinada à TV aberta nos Estados Unidos.

Segundo a IAB, no ano passado, foram gastos 42,8 bilhões de dólares nas plataformas digitais, contra 40,1 bilhões aplicados em propaganda televisiva. Entre os formatos mais utilizados pelas empresas estão os investimentos nos buscadores (Google Adwords, por exemplo), com 43% do total, os banners em portais e sites, com 19% da verba, as iniciativas em plataformas mobiles, com 17%, e os anúncios em vídeos, com 7%.

investimento-marketing-digital-eua-2013

Outro dado interessante divulgado pelo IAB é o crescimento de 300% das publicidades nos formatos mobile e de 110%  dos anúncios em vídeo, como as propagandas do YouTube, por exemplo.

Entretanto, a supremacia digital ainda ocorre de forma isolada. Ela supera apenas a televisão se os dados desta forem analisados individualmente. Se somarmos os investimentos em TVs fechada e aberta, eles ultrapassam os US$ 74 bilhões, 58% maior do que o investimento em Internet.

investmento-publicitario-eua-2013

E no Brasil?

Aqui, os investimentos em publicidade digital não se comparam aos números norte-americanos. Em 2013, investimos nos meios digitais pouco mais de 7 milhões, recebendo investimentos menores que da TV por assinatura e do jornal impresso, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE).

No Brasil, a TV aberta impera. As aplicações nesse meio recebem 53% de todos os investimentos em publicidade no País, o equivalente a R$ 59.5 milhões. A Internet passou a receber mais verba em relação a 2012, mas ainda está em quarto lugar no ranking, com apenas 6% do bolo publicitário.

investimento-marketing-digital-brasil-2013

A supremacia da TV aberta é inquestionável. Segundo o IBOPE, os brasileiros até afirmam que veem a internet como principal meio de informação, mas é na frente da telinha que eles passam mais de 5 horas por dia. Nosso vício pelos programas televisivos é tão grande que procuramos acesso até fora de casa, através dos celulares e TVs portáteis. Segundo o Instituto, 26% dos cariocas e paulistanos já acompanham os programas de TV por meio de outras plataformas.

Será que, no Brasil, a Internet vai conseguir desbancar a televisão? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia também:  O aumento de poder de consumo da classe C

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *