Inbound Marketing: a sua marca presente nos meios digitais

Inbound Marketing: a sua marca presente nos meios digitais

No mundo dos negócios, a comunicação em massa aos poucos está dando espaço para um conteúdo focado e direcionado para o público-alvo que você deseja atingir. Consequentemente, toda a comunicação empresarial deve ser revista, desde a presença nas mídias sociais até a forma como o seu site é apresentado. Essa ideia de abordagem personalizada é empregada pelo conceito do Inbound Marketing.

Outbound x Inbound

O Inbound Marketing veio para se contrapor ao velho marketing, chamado também de Outbound Marketing, no qual a marca “empurra” seus produtos ou serviços para os clientes. Já no marketing moderno o objetivo é conquistar as pessoas, ganhar o interesse dos consumidores ao invés de comprá-lo.

Mas, como colocar essa estratégia em prática? As palavras-chave são “conteúdo on-line relevante”. Conforme o portal Viver de Blog explica, o Inbound Marketing deve complementar as técnicas de Marketing Digital: “É uma forma de pensar relativamente nova, baseada na ideia de compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing on-line. Esta personalização age como um ímã que atrai potenciais leads e clientes quando eles estão à procura de produtos e serviços”.

Uma newsletter de divulgação de um novo serviço pode exemplificar a situação. Ela não dará resultado se for disparada sem planejamento prévio e sem um forte alinhamento em relação à linguagem utilizada, elementos gráficos e até mesmo à lista para qual você faz o envio. No entanto, se você une esse disparo com ações pós-venda e divulgação nas mídias sociais, pode potencializar os resultados. Nesse mesmo caso, há ferramentas diferenciadas para analisar quantas pessoas abriram o material, quais conteúdos preferem e assim, poder criar um funil de interesse para saber o que o público está procurando exatamente.

Estes, inclusive, já se mostraram mais relevantes quando as empresas pensam de forma global a sua comunicação virtual. No site especializado Marketing de Conteúdo, dados apontam que o Inbound Marketing custa 62% menos do que o Outbound Marketing. Já as empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links de direcionamento para o site principal, e a média de ROI (Retorno Sobre Investimento) é de 275%.

Etapas do Inbound Marketing

Profissionalização necessária

Como citado anteriormente, há diversas ferramentas para se colocar em prática essa forma de marketing, como a criação de um web site seguindo técnicas de SEO. Porém, as plataformas precisam ter objetivos previamente definidos, o que torna essencial contratar uma agência especializada no setor.

Na Magic Web Design, você encontra profissionais preparados para mostrar as melhores soluções em Marketing Digital, avaliando as necessidades da sua marca para colocar em prática estratégias que a tornem atrativa, gerar engajamento dos consumidores nos meios digitais e, consequentemente, fazer a conversão através da contratação de serviços ou aquisição dos produtos.

No exemplo do web site com foco em SEO, são feitas análises prévias para entender como os usuários navegam no seu site, a partir de quais termos de buscas eles o encontram, entre outros fatores relevantes. A partir desta verificação, é possível criar projetos personalizados focados nos interesses e necessidades dos consumidores.

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