Conheça alguns dos segredos de Jeff Bezos e do sucesso da Amazon

Conheça alguns dos segredos de Jeff Bezos e do sucesso da Amazon

Fundada em 1994, com sede em Seattle, nos EUA, a Amazon foi um dos primeiros grupos do comércio eletrônico a ter relevância mundial. De acordo com o TechTudo, em apenas um ano, em 1999, a empresa apresentou um crescimento de 175% em relação ao ano anterior. Toda essa prosperidade não pode acontecer sozinha; grande parte do êxito da empresa ocorreu em função de alguns princípios adotados pelo seu fundador, Jeff Bezos.

De acordo com a Bussiness Insider, Bezos assume cinco aspectos como os principais e que refletem no sucesso da Amazon:

1) Seja como “O Poderoso Chefão”: faça uma oferta irrecusável

A negociação entre a Melville House – editora de obras de ficção e não ficção – e a Amazon, em 2004, ficou conhecida como “um jantar com o Poderoso Chefão”. Na época, a Amazon queria pagamento sem ter de revelar quantos volumes de cada livro haviam sido vendidos. Dennis Johnson, fundador da editora, discordou dessa política e contou tudo para a Publishers Weekly – revista especializada no mercado editorial. Um dia após a publicação, a Amazon retirou o botão de compra de todos os produtos da Melville House, obrigando a empresa a aceitar as condições do e-commerce.

2) Não divulgue informações, somente em casos extremamente necessários

A Amazon não divulga para a Melville Books quantos livros foram vendidos na plataforma e mantém o número de empregados envolvidos com o Kindle em sigilo absoluto. Além disso, o local onde a equipe do Kindle trabalha é secreto e popularmente chamado de “Área 51”. Ninguém pode colocar os pés lá se não estiver diretamente envolvido com o produto.

Conheça alguns dos segredos de Jeff Bezos e do sucesso da Amazon

3) Mantenha a equipe pequena o suficiente para que seja alimentada apenas com duas pizzas

A chamada “Regra das duas pizzas” significa que as equipes não podem ultrapassar de cinco a sete pessoas. Isso permite que o time teste suas ideias sem muitas opiniões e espectadores.

4) Pare de falar muito

Enquanto a maioria das pessoas crê que falta de comunicação é um problema, Bezos declara: “Não, comunicação é terrível!”. Ele afirma que quando conversam muito, as pessoas tendem a concordar mais, o que limita a independência de uma equipe. Muitas ideias em concordância acabam suprimindo os atritos e conflitos criativos que definem a cultura da Amazon.

5) Seja contraditório

As pessoas que se dão bem e prosperam dentro da Amazon normalmente são aquelas que conseguem lidar com ambientes de conflito e atritos constantes. Tudo isso porque Bezos não se conforma com consensos que deixem os profissionais confortáveis.

Conheça alguns dos segredos de Jeff Bezos e do sucesso da Amazon

De acordo com a Bussiness Week, alguns funcionários da Amazon relataram que Bezos trata seus empregados como recursos descartáveis, sem levar em consideração seus esforços e seu trabalho. A publicação revela, ainda, que, apesar do aparente bom humor do fundador, ele perde completamente o autocontrole e a elegância em algumas de suas broncas. Frases como: “Você é preguiçoso ou somente incompetente?”, “Se eu ouvir essa ideia de novo, eu vou ter que me matar!” e “Desculpe-me, será que eu tomei as minhas pílulas de burrice hoje?” são conhecidas dos seus mais antigos colaboradores.

Para arrematar, é preciso considerar o império construído por Bezos. Sua genialidade para os negócios é inegável, mas será que o modo como gerencia sua equipe é o mais eficiente? O que vale mais: poucos funcionários muito bons e tensos, ou uma equipe ampliada, porém confortável com o ambiente em que está? Deixe sua opinião nos comentários.

Veja também: Amazon Dash: a nova varinha mágica para compras on-line

——————————————————————————————-

Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

 

 

Pin It

2 Respostas para Conheça alguns dos segredos de Jeff Bezos e do sucesso da Amazon

  1. Pingback: Para Greenpeace, Apple é a empresa mais amiga do meio ambiente | Magic Blog

  2. Pingback: comScore mostra que usuários não baixam aplicativos regularmente - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *